Companhia de Bombeiros Militar do Porto do Itaqui efetua o 1° Simulado do cronograma anual do Plano de Auxílio Mútuo (PAM)

A Companhia de Bombeiros Militar do Porto do Itaqui (2ª CIABM/1º BBM) atuou no dia 20 (terça-feira) deste mês, no primeiro simulado do cronograma anual de simulações do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) do complexo portuário. O cenário na referida atividade simulada era de uma colisão entre um caminhão tanque e um trem de transporte de combustíveis e derivados, na passagem de nível das empresas Ultracargo e Transpetro.

 

O evento teve início com o condutor do caminhão tanque sofrendo uma parada cardíaca, com consequente desmaio e perda do controle do caminhão, vindo este a colidir com o trem da empresa VLI, que estava sendo abastecido na Ultracargo, causando assim um incêndio.

A primeira resposta foi dada pela brigada de incêndio da empresa BR Distribuidora, ocorrendo de imediato o início da evacuação dos ocupantes das empresas Transpetro, Ultracargo e BR Distribuidora. Com a chegada da guarnição operacional da 2ª CIABM/1º BBM, foi dado prosseguimento ao combate a incêndio em conjunto com as brigadas circunvizinhas ao acidente. Juntamente com a extinção do incêndio foi realizado o resgate do condutor do caminhão, que estava inconsciente, pelos socorristas da 2ª CIABM/1º BBM e do OGMO.

Para atender esta ocorrência foi instalado o Sistema de Comando de Incidentes – SCI, tendo o 2º Ten QOABM F. Rodrigues como comandante do incidente. Os principais objetivos do simulado foram: analisar o tempo resposta, acionamento dos recursos e ações necessárias para atuação integrada do PAM do Complexo Portuário do Itaqui.

“O simulado foi bastante proveitoso, pois através deste foram identificados alguns erros por parte das empresas no processo de desenvolvimento do PAM, que a partir deste momento serão trabalhados para serem corrigidos, buscando a máxima eficiência no serviço prestado, e sendo de suma importância a realização de atividades desta natureza, para promover a integração dos bombeiros militares da companhia com os brigadistas das empresas”, declarou o Capitão QOABM Marcos, comandante da 2ªCIABM/1º BBM.