No último fim de semana, aconteceu na cidade de São José de Ribamar, distante 27 quilômetros da capital, mais uma edição do carnaval de lava-pratos, a micareta mais antiga do Brasil que já faz parte do calendário cultural do Estado. Durante o evento, que reuniu cerca de 100 mil pessoas, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão esteve presente com um efetivo reforçado para garantir a segurança de todos os brincantes, realizando atividades de orientação e prevenção de acidentes, bem como serviços de fiscalização e vistorias técnicas nas estruturas de palcos. Considerado um sucesso do ponto de vista operacional, a população também elogiou o aparato de segurança montado para realização da festa. ” É muito legal a presença de muitos Bombeiros aqui em nossa cidade, principalmente em um dia de festa como hoje, a gente se sente até mais segura”, declarou a senhora Rosalina Santos, moradora do bairro cruzeiro.
Mesmo antes da festa iniciar, as equipes de bombeiros cuidavam dos detalhes para que as normas de segurança em pontos de concentração de público fossem atendidas, minimizando as chances de ocorrências e prejuízos às pessoas. Pela praia, guarda vidas realizavam patrulhas em quadriciclos e botes de salvamento, garantindo a segurança pela movimentada orla da cidade.
Além do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal, demonstraram sincronia entre suas equipes e força no Sistema de Segurança Pública, já que nos dois dias de festa, poucas ocorrências foram contabilizadas, sendo considerado um dos carnavais de lava-pratos mais tranquilos já realizados.