Solenidade Marca o Encerramento do Curso de Salvamentos Especiais

Na manhã desta quarta-feira, 27 de dezembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, por meio do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), realizou, no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública, a cerimônia de encerramento de mais uma turma do Curso de Salvamentos Especiais (CSEsp).

A Turma ECHO (E) representa a quinta edição do CSEsp no Maranhão, a qual foi iniciada com 27 militares, em julho de 2017. Após uma árdua rotina de instruções, encerrou, nesta semana, com 16 alunos aptos, os quais receberam hoje o tão sonhado brevê.

Considerado o curso mais intenso da Corporação, o CSEsp engloba diversos módulos operacionais da área bombeirística. Os “Águias”, como são chamados os concludentes, vivenciaram instruções em situações extremas de socorro durante 05 meses, em diversos cenários de resgate.

A rotina desses militares incluiu instruções nos seguintes módulos: Atendimento Pré-hospitalar (A.P.H.); Salvamento Aquático; Mergulho de Resgate; Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (B.R.E.C.); Laboratório de Fenômenos Extremos do Fogo; Salvamento Veicular; Salvamento em Altura; Resgate em Ambiente Confinado; Sobrevivência no Mar e Salvamento em Regiões Inóspitas.

Novas técnicas de resgate, em diferentes situações, foram aprendidas através de exercícios que sempre combinavam esforço físico e stress psicológico, exigindo cada vez mais concentração diante do aumento do nível de dificuldade nas operações. Simulações de atividades de salvamento, dos mais variados tipos, é uma marca do CSEsp, o qual tem o intuito de tornar o militar ainda mais preparado para solucionar as ocorrências diárias.

Segundo o Tenente-Coronel QOCBM Robson Leandro Gomes, Coordenador do CSEsp, além de possibilitar o aprofundamento da capacitação profissional, o curso também aprimora o comportamento do militar, estimulando-o a ser cada vez mais cuidadoso com o seu equipamento e dedicado ao serviço operacional. “Os objetivos centrais do curso são a ampliação da experiência operacional, nas mais diversas atividades de resgate em que o bombeiro atua, e o fortalecimento do compromisso com o serviço diário”, comentou o Tenente-Coronel.

Para o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Coronel QOCBM Célio Roberto, a conclusão de mais uma edição do CSEsp é fruto do empenho da Corporação em buscar a capacitação de seus militares. “Sempre nos esforçaremos para buscar o aperfeiçoamento contínuo dos nossos bombeiros, assim, aprimorando as atividades operacionais e, consequentemente, deixando a nossa instituição cada vez mais preparada para servir a população maranhense”, afirmou o Comandante Geral.

Após 05 meses de treinamento intenso, os 16 alunos da turma ECHO comemoram o sucesso do aprendizado. Sem dúvidas, todos levarão aos seus quartéis de origem muito conhecimento e disposição para o trabalho diário. “Posso afirmar que participar do CSEsp tem sido uma grande oportunidade de qualificação profissional nas diversas áreas do salvamento e, sem dúvidas, um divisor de águas na minha carreira de bombeiro. Todos os momentos difíceis que passamos no curso servem como experiências para o nosso crescimento profissional e para o fortalecimento do nosso equilíbrio psicológico, que serão muito importantes para o atendimento às ocorrências futuras”, afirmou o Soldado BM Dos Anjos, concludente.