Aluno do Colégio Militar “2 de Julho” participa do programa “Cidades-Irmãs” na China

Jovens estudantes da rede pública irão participar de mais uma etapa do programa ‘Cidades-Irmãs’ e estarão presentes no ‘Encontro de Artes Marciais e Cultura’, que será realizado na cidade chinesa de Wuhan. O grupo visitou o prefeito Edivaldo, no Palácio La Ravardiére, na tarde desta quinta-feira (20). O momento com o prefeito foi para os jovens conhecerem mais sobre o programa, receber orientações sobre a viagem e para relatar suas expectativas sobre o encontro na China. Professores, coordenadores e familiares dos estudantes também participaram da reunião.

O convênio ‘Cidades-Irmãs’, firmado há dois anos entre a Prefeitura de São Luís e o Governo Popular Municipal da cidade chinesa, oportuniza o intercâmbio socioeducativo, cultural e a troca de experiências entre jovens de diversas nacionalidades. O grupo de estudantes permanece na cidade de 8 a 22 de agosto.

Como ocorreu na primeira etapa, os alunos terão um roteiro cultural a cumprir, vão conhecer pontos turísticos e nos fins de semana serão acolhidos nas casas das famílias na cidade chinesa, explica a secretária municipal de Articulação Institucional (Semai), Ana Paula Rodrigues. “Estamos sempre buscando parceria a fim de proporcionar para mais estudantes a chance de conhecer outras culturas. É uma determinação do prefeito Edivaldo que possamos, cada vez mais, ampliar e manter esse projeto que vem se consolidando como uma experiência única para os jovens estudantes”, enfatiza.

O professor de Jiu Jitsu, Márcio Bruno Neri, 40 anos, que coordena a equipe, destacou a importância do intercâmbio para a formação dos jovens e como experiência pessoal. “É um sonho conhecer o país onde as artes marciais têm berço. E participar desse evento significa demonstrar nosso conhecimento nesta arte que traz disciplina e aprendizado, e ainda por estar conhecendo algo novo e tão diferente do que vivenciamos. Essa troca de experiência é o que considero de mais significativo”, disse.

O aluno Salatiel Martins Ferreira, de 17 anos, faixa preta de karatê, será o representante do colégio 2 de Julho, e já coleciona títulos importantes na carreira: tetra campeão brasileiro; campeão maranhense; penta campeão do Jem’s e campeão nacional de Kick Boxing. Além dessas conquistas, possui mais de 150 títulos em competições locais e regionais.

Salatiel falou um pouco da sua expectativa para a viagem. “A minha expectativa é a melhor possível, uma é o torneio no Uruguai, e a outra é a troca de experiência em Wuhan, na China. Só tenho a agradecer a Deus, ao governo do Estado, a prefeitura de São Luís e o esforço da minha família para que esse sonho fosse realizado. Será um momento histórico na minha vida e farei de tudo para aprender nesta cidade, que afinal, é o berço da arte marcial. Peço a todos que me apoiam, que orem para que tudo corra bem. Também fui escolhido para fazer a abertura do encontro, e isso me deixou muito feliz.”