Corpo de Bombeiros realiza formatura para comemorar o dia 2 de Julho e promove 22 Aspirantes-a-Oficiais.
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão promoveu na manhã desta segunda-feira (03), uma formatura geral alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, 2 de Julho e a conclusão de mais uma turma de Aspirantes–a-oficial Bombeiro Militar. A solenidade contou com a presença do Excelentíssimo Senhor Jefferson Portela – Secretário de Estado de Segurança Pública – na ocasião representando o Excelentíssimo Senhor Flávio Dino – Governador do Estado do Maranhão -, acompanhado do Comandante Geral do CBMMA, coronel QOCBM Célio Roberto; Comandante Adjunto, coronel QOCBM Izac Muniz Matos; Comandante da Capitania dos Portos, André Luís Trindade; Comandante do Centro de Lançamento de Alcântara, Sr. Luciano Valentim; Interventor da Cruz Vermelha, Carlos Rangel; Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portella; Lawrence Melo, Delegado Geral da Policia Civil; Cabo Campos, Deputado Estadual; além dos comandantes de unidades da capital, militares e familiares.
Durante a solenidade, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, teve a honra de apresentar a sociedade maranhense mais uma turma de Aspirantes-a-Oficial formados na Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello” – ABMJM, a turma “Coronel Ventura” é a 9ª turma a se formar na ABMJM, composta por 22 militares, que após passarem três anos de muito estudo e dedicação, concluíram o Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar – CFO BM, sendo hoje declarados Aspirantes- a-Oficial, posto este, de estágio probatório para ingresso ao oficialato.
Na ocasião, também ocorreram promoções de praças BM e condecorações de militares com a Medalha “Dom Pedro II”, referente a 10, 20 e 30 anos de relevantes serviços prestados a corporação e a sociedade.
O CBMMA, através da sua Diretora de Ensino e Pesquisa, realizou também a formatura da sua primeira turma do Curso de Polícia Judiciária, composta por 18 (dezoito) oficiais. O curso teve duração de cinco semanas, com carga horária de 240 horas/aula, teve como objetivo aprimorar os processos e procedimentos administrativos no âmbito da corporação, assim como capacitar os militares a realizar tais procedimentos.
O comandante Geral do CBMMA, coronel QOCBM Célio Roberto, parabenizou os formandos pela conquista e destacou a grande responsabilidade que advém com a conclusão do curso. “Aproveito a oportunidade para parabenizar os novos aspirantes da corporação, os familiares e toda equipe que esteve envolvida no processo de formação. Fico feliz em ver os senhores hoje nessa posição e mais ainda pela escolha que fizeram. Os Corpos de Bombeiros Militares estão entre as instituições de maior credibilidade no Brasil, de acordo com pesquisas anuais do IBOPE, e essa posição acarreta uma grande responsabilidade. A nobre missão de salvar vidas, bens e o meio ambiente não é uma tarefa fácil. Ela exige disciplina, aprimoramento técnico-profissional, compromisso, coragem e resistência. Virtudes que tenho certeza que foram trabalhadas durante a formação dos senhores. Nesse momento, nosso Estado do Maranhão passa a contar com homens e mulheres preparados para servir e salvaguardar a sociedade maranhense”, destacou o comandante.
O Secretário de Segurança, Dr. Jefferson Portella, parabenizou todos os militares da corporação pelo Dia Nacional do Bombeiro, 2 de julho, e destacou a importância da instituição para o sistema de segurança pública do Estado, “sempre prontos para qualquer missão, sabemos o valor e a importância desta nobre instituição e sempre que o Estado necessita, os senhores estão lá para ombrearmos na proteção e defesa do cidadão”. O secretário, destacou a importância dos novos aspirantes para a instituição e para o Estado, ressaltou os compromissos que eles devem ter e a esperança depositada em cada um. Uma vez que, o Corpo de Bombeiros, continua a se manter entre as instituições de maior credibilidade a nível nacional, responsabilidade que deve ser compartilhada por todos os integrantes da instituição e defendida.
Ao término da solenidade, os novos aspirantes da corporação realizaram o tradicional “Fora de forma”.