Turma sargento Amaro finaliza Curso de Habilitação de Oficiais

Uma cerimônia realizada na última terça-feira (05), no auditório da Justiça Federal, marcou o encerramento do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos e Especialistas (CHOAE-2018.1) do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

O evento contou com a participação do coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA; do coronel Izac Muniz Matos, comandante adjunto do CBMMA; do coronel Mauro Roberto Carramilo dos Santos, diretor de Ensino e pesquisa do CBMMA; do coronel Marcos André Gomes Veras, Subchefe do Estado Maior Geral do CBMMA; do tenente coronel Paulo César, comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar e instrutor do CHOAE 2018.1 entre outros oficiais, praças e familiares dos formandos.

Com uma carga horária total de 310 horas, o processo de habilitação dos 25 subtenentes foi realizado no período de 07 de março a 05 de junho de 2018, contemplando as disciplinas: Legislação Bombeiro Militar, Regulamentos Aplicados ao CBMMA, Segurança Física das Instalações, Administração Bombeiro Militar, Ordem Unida com Espada, Direito Penal Militar e Correspondência Militar. Além disso, os alunos ainda realizaram uma viagem de estudo até a cidade de Fortaleza – CE, onde ampliaram suas experiências acerca da atividade Bombeiro Militar, sobretudo, sob a óptica da gestão, chefia e liderança intrínsecos à função de oficial.

A partir de agora, o CBMMA conclui a habilitação de todos os 25 subtenentes da turma sargento Amaro, que se tornam aptos para concorrerem, dentro do limite de vagas dos seus respectivos quadros, ao primeiro posto do oficialato da corporação.

Para o Subtenente BM J. Martins, orador da turma, concluir o curso é algo muito importante para a carreira do Bombeiro Militar.  “O CHOAE representa um divisor de águas em nossas carreiras, pois nos habilita a sermos oficiais, e significa também o fim de um ciclo e o início de outro. Este curso reuniu pessoas com origens, histórias e trajetórias diferentes no CBMMA, mas em pouco tempo, as características individuais passaram a ser coletivas o que nos ajudou a superar as dificuldades e todos os desafios”, declarou o subtenente.

Após a cerimônia, os subtenentes da turma sargento Amaro se reuniram com vários oficiais no Quartel do Comando Geral em uma confraternização durante a reinauguração de uma churrasqueira revitalizada pela própria turma.

De acordo com o coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA, a habilitação dos subtenentes e o investimento periódico em instrução na corporação é produto do compromisso do governo com a constante capacitação dos militares. “Agradecemos a Deus por mais um curso finalizado em nossa gestão, tudo isso foi possível devido ao forte apoio do Governador Flávio Dino e do Secretário de Segurança Pública Jefferson Portela que sempre corroboraram com nossa prioridade ao ensino e instrução”. Afirmou o comandante.