Estudantes do Colégio Militar 2 de Julho participam da Etapa estadual da OBR.

No dia 01 de setembro foi realizada a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada na sede do IEMA, em São José de Ribamar. A OBR é destinada a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico, em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. A competição é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq, que se utiliza da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A Olimpíada possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente, a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil, utilizando essa temática. A modalidade teórica está dividida em seis níveis, de acordo com a escolaridade do aluno, e a modalidade prática, que possui dois níveis distintos: nível I, voltado aos alunos do atual Ensino Fundamental, e nível II, aos alunos do Ensino Médio Técnico (ou equivalente). A etapa final da OBR será realizada de 07 à 10 de novembro, em Curitiba (PR).

O Colégio Militar “02 de Julho” participou pela primeira vez da olimpíada e logrou êxito, ganhando medalhas em três modalidades: Escola Pública; Escola Estreante, nível I (Ensino Fundamental) e Escola Estreante , nível II (Ensino Médio). Como destaque tivemos a equipe do 8º ano, que ficou em 4º lugar na classificação geral do Nível I. “Me sinto privilegiada em estar participando desta competição, nesta etapa regional, disputando com outras escolas. Eu aprendo bastantes coisas novas com essa atividade extracurricular”, revelou Geovana Ingrid de Matos Lima, estudante do Colégio Militar “02 de Julho”.