Oficiais e praças do 1o Grupamento de Bombeiros participaram da Capacitação Básica em Ventilação Tática em Incêndios, ministrada pelo espanhol Rafel Ortigozza, representante da Leader, empresa especializada em equipamentos para esse fim.
O treinamento, realizado nesta quinta-feira (29), foi organizado pelo comandante da unidade, major Paulo Timóteo Andrade, que informou ser a ventilação tática uma ação de controle da circulação de fumaça e de ar, de forma planejada, para obter vantagens operacionais no combate a incêndio.
“Toda ventilação deve ser feita conscientemente, conforme a conveniência do combate. Qualquer entrada em local incendiado implica em ventilar o ambiente, ou seja, é impossível abrir uma porta ou uma janela, sem permitir a entrada de ar. O entendimento de como a ventilação ocorre possibilita usá-la a favor do combate a incêndio mais eficiente e eficaz”, ensinou o major Andrade.
Para o instrutor, a ventilação é interdependente das demais ações do combate ao incêndio. “Perceba que nas demais técnicas, se enfatiza que portas e janelas não devem ser abertas indiscriminadamente, pois afetaria a ventilação de forma não planejada, mas no caso a ventilação exige coordenação entre o exterior e o interior da edificação”, repassou.
Para os alunos, o conhecimento adquirido foi de suma importância para a atividade exercida. “Não tínhamos conhecimento que a fumaça propaga o fogo pela rota em que se desloca, portanto, a saída da fumaça deve ser na direção em que a propagação do fogo será menos danosa. Se estiverem no caminho, materiais ainda não incendiados ou vítimas, a situação será agravada”, comentou o tenente Alécio, que também participou da capacitação.