Bombeiros militares de várias cidades do Brasil participaram, entre os dias 09 e 13 de abril, do Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio, na Escola Superior de Bombeiros de São Paulo, sediada na cidade de Franco da Rocha. O treinamento é voltado para a especialização de profissionais chamados de “abordadores”, responsáveis pelo contato com as vítimas deste tipo de ocorrência.
Representando o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão CBMMA, O 1º Ten. Jonatan Coutinho, lotado no Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) de São Luís, passou por aulas com conteúdo psicológico e psiquiátrico, incluindo técnicas específicas em cenários com situações de risco real. Dados inéditos mostram que, em 12 anos, a taxa de suicídios na população brasileira de 15 a 29 anos subiu de 5,1 por 100 mil habitantes, em 2002, para 5,6 em 2014, um aumento de quase 10%, conforme estudo do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde.
Os suicídios vitimam cerca de 800 mil pessoas anualmente, o equivalente a uma morte a cada 40 segundos e 1,4% dos óbitos totais. Cerca de 78% dessas mortes ocorrem em países de renda média e baixa.
Para o tenente Jonatan Coutinho, o curso proporcionará a qualificação de técnicas empregadas na abordagem de suicidas. “A intenção é levar para o Maranhão essa doutrina, para ser aplicada nas ocorrências desse tipo no nosso estado. É uma forma técnica, com base cientifica e pautada em dados estatísticos para a abordagem de aproximação com maior sucesso ao tentante, de uma forma mais humana e adequada, declarou o Ten Jonatan.