O aperfeiçoamento dos avisos meteorológicos e boletins informativos, revisão de estratégias para melhor acesso nas áreas mais vulneráveis e ampliação do uso do sistema Defesa Civil Alerta estão entre as ações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) para este período chuvoso. As medidas integram planejamento preventivo para minimizar impactos de fenômenos como alagamentos, enxurradas e deslizamentos, comuns em cenário de chuvas intensas.
Executado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA), o planejamento tem como foco a prevenção e resposta rápida a possíveis desastres em todo o estado, prestando apoio direto aos órgãos municipais. Durante reunião para alinhamento das medidas, agentes da Defesa Civil Estadual pontuaram a importância de estreitar a comunicação entre os órgãos de Defesa Civil e ampliar o uso do Defesa Civil Alerta. O sistema nacional foi implantado no Maranhão ano passado e já é considerado decisivo para redução dos riscos às comunidades.
“Nosso objetivo é reforçar a prevenção e aprimorar ainda mais os mecanismos, assegurando a informação precisa e ágil às comunidades. E em caso de ocorrências, garantir a rápida resposta”, pontua o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.
O trabalho integrado com os demais agentes do sistema de Segurança Pública e órgãos municipais é outro fator contribuinte para melhor eficiência na atuação, observa o coordenador adjunto da CEPDECMA, coronel José Ribamar Silva Júnior.a “Trabalhamos de forma coordenada para prevenir desastres e, quando necessário, responder com rapidez e organização, sempre priorizando a proteção da vida”, enfatiza.
A Defesa Civil Estadual também auxilia os órgãos municipais no suporte à pessoas afetadas pelas chuvas, sobretudo em decretação de Estado de Emergência. Estão entre as ações, suporte técnico na elaboração de documentos e decretos, destacamento de efetivo para apoio na retirada de pessoas das áreas de riscos e ajuda humanitária.