Projeto do Corpo de Bombeiros leva alegria a crianças em tratamento de saúde

Com o propósito de levar alegria, diversão e esperança a crianças que passam por tratamento de saúde, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realiza projeto que envolve os cães de resgate. Batizado de Terapia Assistida com Cães, a proposta inclui visitas e atividades recreativas, transformando os ambientes hospitalares e proporcionando momentos de descontração e alívio aos pacientes e seus familiares. Desenvolvido há pouco mais de um ano, o projeto busca amenizar o impacto emocional do tratamento e criar memórias positivas nas crianças.

 

Durante as visitas, os cães interagem com os pequenos, despertando sorrisos, dando conforto e leveza ao ambiente hospitalar. Foi o que ocorreu em uma das últimas agendas, com a presença da cadela labrador Maia, que visitou o Hospital Aldenora Bello e fez a alegria das dezenas de crianças internadas. A visita contou com equipe especializada de bombeiros militares, além do apoio de estudantes do Colégio Militar 2 de Julho, que tem parceria na ação. No encerramento, em um gesto carinhoso, as crianças foram presenteadas com uma miniatura da Maia, marcando o momento especial.

 

Coordenador do projeto, o major Bruno Gonçalves enfatiza que o gesto de humanidade, sensibilidade e solidariedade fica na memória e no coração das crianças, dos pais e profissionais, por onde passa. “O amor e o acolhimento têm reflexo no processo de tratamento e cura. Esse trabalho da nossa corporação leva afeto e esperança às crianças. Ficamos bastante satisfeitos com os resultados e agradecemos o apoio e a confiança de todas as instituições que nos recebem”, pontua.

 

Mayara Lima, psicóloga da Pediatria do Hospital Aldenora Bello, diz que a iniciativa do Corpo de Bombeiros complementa a missão da instituição, na oferta de um atendimento cada vez mais humano, sensível e próximo da sociedade. “Agradecemos ao Corpo de Bombeiros por este importante apoio, que traz empatia e cuidado. Essa presença afetiva é muito especial e tem um efeito positivo para estas crianças que estão em tratamento”, reforça.

 

Para garantir um ambiente seguro e tranquilo a todos os envolvidos, a equipe do Corpo de Bombeiros e direção das instituições elaboram um minucioso plano de visita. Da organização dos espaços, passando pela higienização rigorosa e isolamento de materiais cirúrgicos, tudo é preparado para evitar riscos aos pacientes, profissionais e também, à cadela Maia. Outras unidades já visitadas foram o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, no Centro, e o Hospital da Ilha, no Turu. O projeto também ocorre em escolas e eventos.

 

Ação transformadora

 

O projeto Terapia Assistida com Cães é realizado há pouco mais de um ano e tem como missão aproximar o cuidado emocional do tratamento clínico, proporcionando bem-estar e fortalecimento psicológico às crianças em internação. Os cães de resgate do Corpo de Bombeiros são treinados para missões extremas. Um cronograma que também inclui habilidades de socialização e sensibilidade, para que possam participar do projeto terapêutico. A labradora Maia é treinada para estas interações e já participou de várias ações em hospitais, escolas e eventos sociais.