O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) inaugurou a nova sala de ensaio da banda de música. Mais moderna e melhor equipada, a nova estrutura proporcionará melhores condições de atividade aos músicos militares, contribuindo para o aprimoramento técnico e artístico da banda. O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, participou da solenidade e destacou a importância da conquista para a instituição.
“Esse é um momento de muita alegria para todos nós. A música também é uma forma de servir à sociedade e de manter viva a cultura da nossa corporação. Essa nova sala representa o reconhecimento ao trabalho de nossos músicos militares, que elevam o nome do Corpo de Bombeiros, por onde passam”, enfatizou o coronel Célio Roberto.
O novo ambiente, pensado para proporcionar melhores condições aos ensaios e apresentações, conta com tratamento acústico, sistema de sonorização e palco, oferecendo mais conforto e qualidade para as atividades musicais. A sala recebeu o nome de ‘Tenente Waldemiro de Castro Pereira’, prestando homenagem a um dos destacados militares da corporação. tenente Waldemiro é reconhecido por sua dedicação, competência e profissionalismo, ao longo dos anos de serviço, e por ter prestado importante contribuição à frente da banda, da qual foi o primeiro maestro.
“Agora temos um espaço à altura da nossa banda, que é motivo de orgulho para toda a corporação. Um investimento que demonstra o cuidado com nossos profissionais e o compromisso com a excelência e para mim, uma grande responsabilidade e honra, pois, meu pai foi o primeiro maestro da banda”, ressaltou o comandante da banda, major Waldenilton de Castro Pereira, filho do tenente Waldemiro.
A nova sala de ensaio consolida um avanço estrutural e mostra a valorização e reconhecimento aos militares músicos que, com talento e disciplina, contribuem para o prestígio da corporação. “Essa conquista é de todos nós. Um espaço que valoriza nosso trabalho e reforça o quanto a música é fundamental na vida militar. Seguiremos fazendo história, agora com ainda mais qualidade”, ressaltou o chefe da 5ª Seção, tenente-coronel Marcos Bittencourt, um dos cantores da banda.
Homenagem
Durante a cerimônia, houve homenagem especial ao major Carlos Joaquim Mota, ex-regente da banda, e o subtenente Durval Costa Rodrigues. Os militares, que marcaram a história da banda e agora, seguem para a reserva. “É uma mistura de sentimentos. A saudade já começa a bater, mas saio com o coração cheio de gratidão. Foram muitos anos de dedicação à música e à farda, e ver esse espaço sendo inaugurado é um sonho realizado”, disse major Mota.
O subtenente Rodrigues também agradeceu pela homenagem. “Fico muito feliz em fazer parte dessa história. Levo comigo as memórias, os aprendizados e o carinho dos colegas. A música militar é mais do que uma profissão, é uma missão que cumpri com orgulho”, enfatizou.