BBA Atua em Combate a Incêndio Florestal na Cidade de Barra do Corda

Todos os anos o Maranhão sofre com a estiagem, período caracterizado pela baixa umidade relativa do ar e por elevadas temperaturas, o que favorece um alto índice de queimadas. Aliada a isso, a ação humana contribui ferozmente para que as queimadas se alastrem por várias regiões do Estado. Em Barra do Corda não é diferente, são muitas as denúncias de incêndios criminosos na cidade e nos povoados adjacentes. Pensando nisso e tentando combater de maneira efetiva esse tipo de sinistro, a prefeitura de Barra do Corda, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Policia Militar do Maranhão, Promotoria de Justiça e Polícia Civil, criaram medidas que possibilitam o combate a incêndio em vegetação, bem como fiscalizações e prisões de pessoas que, criminalmente, contribuem para o aumento nas queimadas.

O Maranhão teve mais de 18 mil focos de queimadas registrados até o último dia 17 de setembro de 2017, segundo divulgou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O número de incêndios florestais representa um aumento de 76% comparado aos focos registrados no ano anterior.

Destes incêndios, mais de 10 mil foram registrados no intervalo de 01 a 17 de setembro deste ano. Este é considerado o maior já registrado nos últimos seis anos – o que mantém o Maranhão como o terceiro estado brasileiro com maior número de queimadas, atrás apenas do Pará e Mato Grosso. Barra do Corda estava em 1º lugar entre os municípios brasileiros com os maiores índices de queimadas. Com a chegada do Corpo de Bombeiros, representado pela equipe de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Batalhão de Bombeiros Ambiental, este número já caiu para a 4ª posição.

Há 10 dias o fogo se alastra pelas matas de Barra do Corda. Um efetivo de 26 homens, treinados e coordenados pelos militares do CBMMA (Maj. Ribeiro, Cap. Henrique, ST Benilton, Sgt Silva Pinto e Sgt Eduardo), dentre eles guardas municipais e agentes de trânsito, tenta debelar os focos de incêndio com o uso de carro-pipa, kit pick-up, pulverizadores, sopradores, máquinas, e demais equipamentos e materiais de combate a incêndio em vegetação, utilizado as técnicas de combate direto e indireto, isolando a área já destruída pelo incêndio.