Governo firma parceria com BNDES e garante equipamentos ao Corpo de Bombeiros

Um total 120 de motosserras foram entregues ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) para serem utilizadas nas operações de combate a incêndios florestais, salvamentos e demais ocorrências ambientais. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do Fundo Amazônia, resultado de convênio entre o Governo do Maranhão e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As motosserras serão distribuídas nas unidades operacionais localizadas na região amazônica do estado.

O convênio celebrado com o BNDES, gestor do Fundo Amazônia, contempla recurso de R$ 45 milhões, voltado a ações estratégicas de proteção ambiental e defesa civil no estado, especialmente na área da Amazônia Legal Maranhense. Os recursos também serão aplicados Para fortalecimento da operação Maranhão Sem Queimadas-Protetores do Bioma. A operação vem sendo executada desde julho e alcança cerca de 100 municípios afetados pelos incêndios florestais.

O coronel Célio Roberto enfatiza que “a parceria do governo e BNDES é estratégica para que maior reforço às ações de proteção ambiental no estado e por mais segurança às populações mais afetadas por essas ocorrências”. Ele ressalta que o reflexo da medida em ações como a Maranhão Sem Queimadas, que está em andamento, e é vital para preservação da biodiversidade e proteção das comunidades. “Este apoio terá impacto em uma atuação mais eficiente dos nossos bombeiros, melhorando a resposta às emergências ambientais em todo o estado”, reforça o comandante-geral do CBMMA.

Além do combate às queimadas, o convênio com o BNDES prevê ainda, investimentos na aquisição de novos veículos e equipamentos, além de treinamento especializado aos bombeiros militares. A iniciativa amplia a eficiência no atendimento às emergências ambientais em todo o estado.

“A operação contempla ações preventivas, monitoramento e resposta rápida aos focos de calor, com o objetivo de preservar o meio ambiente e proteger a vida das populações diretamente afetadas”, explica o coordenador da Maranhão Sem Queimadas, coronel Cleyton Cruz.

Os bombeiros combateram 5.485 incêndios florestais e em vegetação, em áreas urbanas e rurais, integrando as ações da operação. Mirador (Parque Estadual), Grajaú, Imperatriz, Balsas, Estreito e Carolina são as áreas mais afetadas pelas queimadas. A operação é realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

Transparência

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, instituiu a Comissão de Execução e Prestação de Contas do Fundo Amazônia (CEPFA), que assegura a adequada execução dos recursos e transparência nos investimentos. Como resultado desta atuação, já foi creditada a primeira parcela dos recursos – R$ 22 milhões – à corporação para investimento.