Bombeiros celebram 20 anos do Colégio Militar com espetáculo no Arthur Azevedo

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) celebrou os 20 anos do Colégio Militar 2 de Julho-Unidade I, com uma grande cerimônia no Teatro Arthur Azevedo, na noite de quinta-feira (11). O evento marcou uma história de excelência acadêmica, disciplina e compromisso com a formação cidadã. A solenidade contou com presença do secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Maurício Martins, acompanhando o comandante-geral da corporação, coronel Célio Roberto. O momento teve como ponto alto, a apresentação da Banda Dom Pedro II, que integra a escola.

O secretário Maurício Martins parabenizou gestores, professores e alunos, e destacou que “a escola é um exemplo de como a educação e a disciplina podem transformar vidas”. Também presente ao momento, o subsecretário de Estado de Educação (Seduc), Antônio Heluy, que no ato representou a titular da pasta, Jandira Dias, pontuou “a dedicação e compromisso da escola com o ensino de qualidade, sendo importante referência que soma para alavancar os índices educacionais do estado” e parabenizou “todos que fazem parte dessa trajetória de sucesso”.

“É muito simbólico esse momento, em que celebramos duas décadas da primeira unidade do Colégio Militar 2 de Julho. Parabenizo os gestores, professores e alunos, evidenciando que, os resultados obtidos ao longo desses 20 anos, mostram que estamos no caminho certo. Esse alcance reflete o que propõe nossa rede escolar, que é moldar cidadãos para um futuro promissor.”, declarou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto.

A comandante da unidade, major Lydia Bruna, agradeceu o empenho de toda a equipe pedagógica e administrativa, e parabenizou o compromisso dos alunos com o aprendizado. “Esta escola é feita por pessoas dedicadas, que acreditam na educação como ferramenta de mudança social. Celebrar 20 anos da primeira unidade da rede 2 de Julho é reconhecer o trabalho coletivo de cada profissional que fez e faz parte desta história de conquistas e sucessos”, afirmou.

Alunos, ex-alunos, autoridades, familiares e membros da comunidade escolar participaram da homenagem e acompanharam a apresentação da Banda Dom Pedro II, composta por alunos da instituição. Com repertório criteriosamente selecionado pelo tenente Marcos Martins, regente da banda, a apresentação levou ao público músicas que retratam a trajetória e os valores que regem a identidade da escola. “Cada música apresentada neste evento especial, carrega o esforço e o orgulho que temos, e representar essa escola, essa rede escolar. É mais do que música, é história viva”, enfatizou o tenente Martins.

Para João Guilherme Pinheiro Brito, aluno da escola, a educação oferecida pela escola causa grande em sua vida. “Aqui eu aprendo a sonhar mais alto, a lutar com disciplina e acreditar no meu potencial. Sou grato por fazer parte dessa escola e de sua história”, declarou.

Teodoro Cutrim Barros Neto, ex-aluno e atualmente, graduando em Enfermagem, relembrou os anos vividos no colégio e o aprendizado que alicerçou seu ingresso no ensino superior. “Foi onde construí minha base educacional. A disciplina, a organização e os valores ensinados, me prepararam para os desafios da universidade e da vida”, relatou.

Ao longo de duas décadas, os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas, referenciam a unidade pelo êxito educacional, aponta o coordenador pedagógico, major Bruno Gonçalves. “A escola cresceu, evoluiu e se adaptou aos novos tempos. Continuamos firmes no propósito de formar alunos conscientes, preparados para o mundo e comprometidos com os valores da cidadania”, disse.

Histórico

O Colégio Militar 2 de Julho-Unidade I era, na década de 1980, a Unidade Integrada Polivalente e já referência em São Luís pela educação com formação técnica, prática e cidadã. Em 22 de agosto de 2005, passou a integrar a rede escolar da corporação, por meio da Lei nº 8.356/2005. A instituição resultou de parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Segurança Pública (SSP) e o Corpo de Bombeiros, alusivo ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho.

A escola é marcada por conquistas que vão desde aprovações em vestibulares concorridos como USP, ENEM e UEMA, até elevados índices educacionais e destaques nas mais diversas olimpíadas do conhecimento e ciências.