Atualização de conhecimentos e um treinamento intenso marcaram as atividades do 37º Instrução de Nivelamento de Conhecimento Florestal (INC-Florestal). Realizado em parceria Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) e Força Nacional de Segurança Pública, o curso reuniu militares maranhenses e de outros estados, durante uma semana de preparação com foco no enfrentamento aos incêndios florestais, que crescem neste período de estiagem. A capacitação, que pela quarta vez é promovida no Maranhão, encerrou na quinta-feira (10), em cerimônia com presenças do comandante adjunto do CBMMA, coronel Francisco dos Anjos, instrutores e alunos.
O curso é reconhecido como um dos mais importantes treinamentos para bombeiros militares, voltado ao combate de incêndios florestais. Nesta edição, um total de 60 bombeiros militares – do Maranhão e outros estados – vivenciaram a aplicação prática do conhecimento, incluindo exercícios de simulação de incêndios em campo, colocando os participantes diante de situações reais. Estes simulados são necessários para que o bombeiro saiba agir com segurança e agilidade, reduzindo danos e protegendo o meio ambiente e a população.
“O Governo do Maranhão é partícipe nesta política de capacitação contínua das forças do sistema de Segurança e esta é uma formação de excelência. Nossa corporação está sempre alinhada com as melhores práticas nacionais para o enfrentamento dos diversos e desastres, neste caso, os incêndios florestais. Estes militares, com seus conhecimentos e técnicas atualizados, poderão melhor desempenhar sua tarefa na proteção ambiental e na garantia da segurança das comunidades maranhenses”, pontuou o comandante adjunto do CBMMA, coronel Francisco dos Anjos.
O coordenador da capacitação, major Igor Ferreira, ressalta que “é a capacitação é fundamental para preparar nossas equipes no combate a incêndios em áreas de vegetação, preservando vidas, o meio ambiente e fortalecendo a atuação integrada com outros órgãos, e parabenizo todos os participantes, pelo empenho e dedicação.
Para o sargento Mauro Henrique Pereira, da Força Nacional, que foi instrutor do curso, “é uma honra contribuir para o preparo técnico dos bombeiros, sabendo que esta formação é referência na preparação ao enfrentamento dos incêndios florestais com segurança, conhecimento e eficiência”.
O curso integra planejamento já executado pelos bombeiros maranhenses, na área de combate a incêndios. A corporação lidera, entre as demais do país, no atendimento a ocorrências do tipo, com aumento em quase 300%, em 2024, comparado a 2023, conforme o Mapa da Segurança Pública, divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O CBMMA também está à frente no quesito atendimento pré-hospitalar, com alta de 147,85%, que mostra o aprimoramento da corporação em protocolos de emergência e no treinamento contínuo dos bombeiros. Ainda segundo o Mapa da Segurança Pública, a corporação maranhense ocupa a segunda posição nacional, no segmento de busca e salvamento, com crescimento de 140,90% nas operações realizadas.