Em celebração ao mês dedicado às mulheres e ao Dia Internacional da Mulher, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realizou o 2º Encontro de Bombeiras Militares do Maranhão. O evento ocorreu nesta quarta-feira (19), na sede da Fecomércio, Jardim Renascença, e contou com presença de bombeiras dos vários batalhões da corporação. O diretor de Planejamento e Modernização do CBMMA, coronel Cleyton Cruz, conduziu a solenidade, que teve como objetivo homenagear e reconhecer essas profissionais, além de promover uma reflexão sobre o papel da mulher na corporação e na sociedade.
“Este evento é um momento de celebração e de reconhecimento às bombeiras militares. Temos imenso orgulho das mulheres que integram o Corpo de Bombeiros e nosso compromisso é seguir promovendo a igualdade e a valorização, pois acreditamos que todos, independentemente de gênero, têm papel importante na construção desta instituição tão respeitada e na missão de garantir a segurança e o bem-estar da sociedade. Parabéns às bombeiras pelo excelente trabalho que desempenham”, declarou o coronel Cleyton Cruz, que no ato representou o comandante-geral, coronel Célio Roberto.
As bombeiras foram homenageadas pelo seu empenho, coragem e dedicação na prestação de serviço à comunidade. O momento foi marcado por homenagens às bombeiras pioneiras, que ingressaram na corporação em 1992; às primeiras oficiais; e às que abriram caminho em capacitações operacionais. Elas compartilharam suas histórias de superação e conquistas. A programação contou ainda, com uma série de atividades, incluindo palestras e discussões sobre o papel das mulheres na profissão de bombeira e sua contribuição nas mais diversas áreas da corporação.
A comandante do Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA), tenente-coronel Priscila Milena Costa Chaini destacou que o Corpo de Bombeiros tem um quadro de mulheres altamente qualificadas, e a sua presença é cada vez mais forte na corporação. Sua força, determinação e o amor à profissão são aspectos que inspiram todos nós. Celebramos o protagonismo destas aguerridas mulheres, hoje e sempre, com todo o nosso respeito e admiração”, enfatizou a militar.
Homenagem e valorização
Durante o encontro, diversas bombeiras militares compartilharam suas histórias de superação e os desafios enfrentados na profissão. Elas enfatizaram a importância da presença das mulheres nas diferentes áreas e atuando em várias missões, na corporação.
“Aqui no Corpo de Bombeiros, somos todos iguais na missão e nós mulheres estamos sempre nos empenhando e dando nosso melhor, mesmo frente às dificuldades. O caminho é nunca desistir e, onde cheguei, outras mulheres podem chegar. Me sinto fortalecida para mostrar que a competência e a dedicação não têm gênero. Estamos aqui para proteger, salvar e servir”, afirmou a comandante do Colégio Militar 2 de Julho-Unidade I, major Bruna Gonçalves.
Comandando o Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2º BBM), a 1ª tenente Sarah Raquel Pinto Alves expressou sua satisfação com a iniciativa. “Este reconhecimento é um incentivo para que possamos mostrar nosso trabalho e a força da mulher no Corpo de Bombeiros. É também uma oportunidade para renovar nossa união e a importância de trabalharmos juntas para melhorar a segurança e o atendimento à população”, comentou.
A comandante da Academia de Bombeiros Militar Josué Montello, tenente-coronel Nívea Melo pontuou o impacto de eventos que promovam o reconhecimento das mulheres. “Queremos ampliar ainda mais e ver fortalecida a presença feminina no Corpo de Bombeiros. Eu entrei nesta corporação porque queria fazer a diferença. Para mim, ser bombeira significa salvar vidas e também ser um exemplo para outras mulheres que sonham em fazer parte dessa instituição tão importante e respeitada pela sociedade”, declarou.