Governo do Maranhão lança edição 2024 do Programa Bombeiro Mirim

Pautado na cidadania, valores éticos e múltiplos aprendizados, o programa Bombeiro Mirim, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), deu início ao cronograma de atividades anuais. Cerimônia realizada nesta quinta-feira (14), no auditório do Edifício Nagib Haickel, Calhau, marcou o lançamento da programação que teve presenças de bombeiros coordenadores de polo e auxiliares, que atuam nos núcleos distribuídos por todo o estado.

Destacando a importância deste programa como norteador de valores aos jovens maranhenses, o coordenador-geral de Programas Sociais do CBMMA, tenente-coronel, José Lisboa, pontuou que “é uma ação formadora de cidadãos, uma vez que molda para o futuro, confere disciplina e prepara para a vida”. Ele reforçou ainda que “o Bombeiro Mirim é reconhecido como um dos principais projetos sociais da nossa corporação e temos o orgulho em poder levar esta ação a milhares de crianças e jovens maranhenses”.

Uma capacitação foi promovida, envolvendo 45 militares que são gestores e técnicos do programa. A formação foi ministrada pela conselheira Tutelar Estadual, Flavyandressa Lobato. Os bombeiros também acompanharam palestra com o tema ‘Escuta Especializada’, ministrada técnica do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Raquel Pereira; participaram de debate; e promoveram troca de experiências.

“Qualificar nossos coordenadores de polo e aprimorar as atividades promovidas pelos nossos programas sociais são prioridades da nossa corporação e uma meta para 2024, orientada pelo nosso comandante-geral, coronel Célio Roberto. Acreditamos que o conhecimento é o caminho certo para entregando o melhor à comunidade que servimos e que usufruem nossos programas sociais”, reforçou o tenente-coronel Lisboa.

Criado em 1995 e formalizado pela Lei Estadual nº 10.939/2018, o programa Bombeiro Mirim se destina a crianças e jovens de 8 a 16 anos e busca promover a inclusão social, a formação de valores éticos, o respeito à diversidade e pregando a igualdade. Tem reflexo também nos familiares e comunidade onde vivem, pois os conhecimentos técnicos e valores humanitários adquiridos podem ser multiplicados no ambiente familiar e social, disseminando a cultura da prevenção, segurança e auxílio ao próximo.

Formação e cidadania

O programa Bombeiro Mirim contempla o ensino de habilidades técnicas básicas e oferta educação, abordando temas como trabalho em equipe, respeito mútuo, solidariedade e liderança. São repassados conhecimentos práticos sobre técnicas de combate a incêndios, primeiros socorros e prevenção de acidentes, além de estimular habilidades sociais e pessoais nas crianças e jovens. Eles recebem instruções que servem de complemento à rotina escolar, realizam tarefas cívico-militares e também, atividades lúdicas.

Os participantes também têm a chance de conhecer o cotidiano dos bombeiros e aprender a importância do trabalho em equipe, da disciplina, do respeito às normas e da responsabilidade cidadã. “O programa atua em várias situações sociais e ajuda a desenvolver nos jovens uma compreensão do seu papel como membros ativos da uma comunidade”, ressalta José Lisboa.

O Bombeiro Mirim conta com 34 polos, sendo 12 na capital, oferecendo a crianças e jovens a oportunidade do aprendizado e do desenvolvimento de valores fundamentais para a formação cidadã. Em 2023, um total de 1,9 mil alunos participam do projeto.