O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) contabiliza dezessete municípios que já decretaram situação de emergência, são eles: Barra do Corda, Buriti Bravo, Colinas, Formosa da Serra Negra, Fortuna, Grajaú, Imperatriz, Jatobá, Lagoa Grande do MA, Mirador, Paraibano, Parnarama, São Luís Gonzaga, São Pedro da Água Branca; Santa Quitéria; São Roberto, Vila Nova dos Martírios. Em todo o Estado são 1145 famílias desabrigadas ou desalojadas.
Em Imperatriz, o nível do rio Tocantins tem variado dentro da margem de segurança e marca 4,8 metros, aproximadamente dois metros abaixo da cota de inundação. No município, permanecem 120 famílias desalojadas, ou seja, acomodadas em casas de parentes ou amigos.
Em Mirador, o Rio Itapecuru continua apresentando tendência de baixa, todas as famílias que estavam em abrigos já retornaram para as suas residências. Ainda permanecem 150 famílias desalojadas.
Em São Luís, após o desabamento de um muro de contenção de um Condomínio, localizado no bairro Vila Embratel, bombeiros estabeleceram uma operação de evacuação em nove blocos de apartamentos. Foram levadas 3 famílias para um abrigo público, outras 141 famílias estão desalojadas e permanecem em casas de parentes ou amigos.
Além do emprego de equipes operacionais na distribuição de cestas básicas e do constante monitoramento das condições do tempo em 31 cidades maranhenses, a Coordenação de Proteção e Defesa Civil auxilia os municípios nos processos para captação de recursos federais, que poderão ser empregados na fase de auxílio humanitário e na fase de reconstrução.