Major do CBMMA é destaque em Curso de Mergulho realizado em São Paulo

Após concluir o Curso de Mergulhador Autônomo (CMAut – 2018), realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo, a major Priscila Milena Costa Chahini, atualmente comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), sediado em São Luís, retornou da cidade do Guarujá – SP com o certificado de 1ª colocada entre os 16 alunos concludentes.

Com carga horária de 280h, o CMaut é considerado, pelos bombeiros de São Paulo, um dos cursos operacionais mais difíceis, já que além do bom condicionamento físico, requer também muito controle psicológico para a conclusão das etapas no dia a dia de instruções. Nesta edição, 18 militares iniciaram o curso, porém duas desistências foram registradas.

Para a major Chahini, o grau de dificuldade do CMAut está relacionado aos perigos que o profissional de mergulho pode enfrentar na sua rotina de trabalho. “O CMaut é um curso operacional que além de exigir muito do esforço físico, também envolve muito a parte psicológica. Requer muito controle emocional para poder concluir as atividades, além de ser um dos trabalhos do bombeiro mais insalubres e perigosos. Foram 45 dias de treinamento físico, aulas práticas em piscina e no mar, aprendemos muitas técnicas de busca e resgate de vítimas”, declarou a major.

O curso teve início no dia 5 de março e foi finalizado no dia 14 de abril, nesse período, todos os alunos aprovados nos rigorosos testes físicos e intelectuais foram submetidos a instruções com intensas cargas de atividades, dentre elas: exercícios de apneia, sessões em câmaras hiperbáricas, atividades em profundidades com limitação de oxigênio, simulação de resgate de vítimas entre outras.

A militar conseguiu concluir todas as etapas do curso com sucesso e ainda finalizou classificada em 1º lugar, destacando-se entre os militares de outros estados. A formação dos alunos foi composta por disciplinas, como Fisiologia, Medicina Aplicada ao Mergulho, Equipagem Básica, Técnicas de Buscas e Resgate de Desaparecidos, Mergulho Independente, Mergulho em áreas Abertas e Mergulho noturno, todas instruções incluindo práticas em piscinas, tanques de mergulho e em alto mar.

No Maranhão, estado com o segundo maior litoral do Brasil, inúmeros rios, lagos e balneários, os serviços desempenhados pelo profissional de mergulho autônomo são bastante solicitados durante as ocorrências de afogamento e busca de bens atendidas pela corporação. No CBMMA, a atividade é desempenhada por diversas unidades operacionais do Estado. A partir de agora, mais uma profissional se junta ao seleto grupo de mergulhadores após ser capacitada em um lugar de referência nacional, agregando valor a corporação e elevando a qualidade do trabalho disponibilizado à população maranhense.