Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) já iniciaram o cadastramento de famílias para receber o Cheque Minha Casa, anunciado pelo Governador Flávio Dino na última sexta-feira (13). Como as inundações e alagamentos danificaram moradias e muitas famílias perderam bens materiais, além de enviar mantimentos, o governo estadual irá conceder cheques no valor de até 5 mil reais para compra de eletrodomésticos e móveis.
Serão beneficiadas famílias dos onze municípios do interior que decretaram situação de emergência, devido inundações e alagamentos causados pelas fortes chuvas desde abril. Para receber o benefício, o Corpo de Bombeiros junto a Secretaria Estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid) estão fazendo o cadastramento dos beneficiários e mensuração do valor do cheque. A loja que receber o Cheque Minha Casa terá desconto do ICMS.
Segundo informações do Chefe do Departamento de Gestão de Riscos da Defesa Civil, Capitão Fernandes, o cadastro já está sendo finalizado nas cidades mais atingidas pelas chuvas e com maior número de famílias afetadas. “Já estamos finalizando o cadastramento em Trizidela do Vale e Pedreiras, vamos agora para Marajá do Sena. A mensuração do valor que cada família irá receber será feito pela Secretaria Estadual de Cidades e Desenvolvimento Urbano, conforme determinação do governador”, explicou o capitão.
De acordo com informações da Secid, até o final da semana as equipes vão trabalhar na avalição dos danos de cada família nas cidades de Trizidela do Vale, Pedreiras e Marajá do Sena. Na semana que vem, as equipes da secretaria junto ao Corpo de Bombeiros seguem para Caxias, Presidente Vargas e São João do Sóter.
Famílias atingidas
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDECMA) registrou aumento do número de famílias afetadas pelas inundações em Pedreiras e Trizidela do Vale.
Segundo informações do CBMMA, a cidade de Pedreiras está com 182 famílias desabrigadas e Trizidela do Vale com 419 famílias. Nos onze municípios que decretaram situação de emergência, e nos que ainda não decretaram como Bacabal, Imperatriz, Codó, Timbiras e Cantanhede foram registradas 2.354 famílias atingidas pelas chuvas.
Equipes do CBMMA continuam atuando nas áreas inundadas ou alagadas junto as equipes da Defesa Civil, da Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), e de equipes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), do Comando Tático Aéreo (CTA) e das prefeituras municipais.
Além de auxiliar no transporte marítimo de médicos e demais profissionais de saúde para atender a população em áreas de alagamento e difícil acesso terrestre, as equipes do Corpo de Bombeiro também trabalham no cadastramento de famílias desabrigadas e no atendimento de diversas ocorrências.