Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão participa de evento internacional sobre segurança pública

Ocorreu entre os dias 10 e 12 de abril, em São Paulo, a quarta edição da LAAD Security – Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa, uma das mais completas feiras de negócios dos segmentos que compõem este mercado.

O evento sediou as reuniões ordinárias dos Conselhos e Colégios de Segurança Pública do País: Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP); Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM); Liga Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM); Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil (CONCPC); Conselho Nacional de Dirigentes Gerais de Órgãos Periciais Forenses do Brasil (PERÍCIA CRIMINAL); Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança (CONSEMS) e Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM).

Estiveram reunidos gestores de todo Brasil e comandantes de instituições militares das forças armadas e forças auxiliares. As autoridades trataram de desafios constantes acerca de investimentos com foco na segurança pública e coorporativa.

Empresas e representantes da indústria de equipamentos de segurança também participaram do encontro, promovendo a exibição do que há de mais moderno no assunto.

A cúpula de segurança pública do Maranhão, o  secretário de Segurança, Jefferson Portela; o comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel  Jorge Luongo; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto; o subchefe do Estado Maior Geral, coronel Marcos Veras entre outras autoridades, estiveram presentes e exploraram as novidades da feira, assim como participaram das reuniões e palestras sobre novos investimentos nacionais  na área de segurança pública.

Na abertura foi exposto pelo Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna , a importância da Lei da Garantia da Ordem (GLO). Também foi lembrado sobre a unificação na padronização de equipamentos de segurança para polícias do País.


Na reunião do CNCG, Conselho Nacional de Comandantes Gerais PM/BM,  colegiado composto por todos os Comandantes Gerais das Polícias e Corpo de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal, instituído em 12 de fevereiro de 1993, que tem a missão de fortalecer o sistema de segurança pública, defesa social e Defesa Civil e promoção da cidadania, foi abordado pelo Presidente, coronel PM/DF Nunes, sobre o ciclo completo de Polícia que se configura com o uso
do TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrência  o que diminui  os custos operacionais gerando economia para máquina estatal, liberando o cidadão para apresentação na audiência  e o fortalecimento do poder administrativo das polícias e garantias dos militares dos estados  e da importância da PL 4346/2001 e PL 196/2015 que trata da Lei orgânica das polícias e Corpo de Bombeiros, bem como a criação do fundo Nacional  de segurança Pública, representantes das Corporações no ministério da segurança e, ainda o CNCG  como conselho consultivo do ministério.

Ao final foi elaborado a carta para ser entregue ao Ministro da segurança Pública,  Raul Jugman, com os pedidos de reforma da legislação penal, o encaminhamento das PLs 4346/2001 e PL 196/2015, e sobre a responsabilidade da segurança  das fronteiras pela União/forças Armadas, assinadas pelos Comandantes presentes.

O Ministro  Jugman frisou o desafio da criação do ministério extraordinário da segurança pública e seu funcionamento, através  da MP 821/2108. Lembrou da importância da tutela da segurança pública de bens jurídicos importantes, como a vida, a liberdade e a própria lei.

Reafirmou que haverá recursos próprios para segurança pública, provenientes de outras fontes como o recurso do BNDES na ordem de R$ 42 bilhões.  Confirmou os esforços para a aprovação da lei orgânica das polícias e Corpos de Bombeiros militares, modificação da lei de execução penal, criação da academia de segurança pública nacional e de inteligência.

O secretário  Adjunto da SENASP, Almirante Mota, abordou  a nova estrutura da SENASP, agradeceu a colaboração dos Estados no envio de militares para composição da Força Nacional. Explicou sobre o Plano integrado de Controle e metas para expansão dos centros integrados de controles para o atendimento ao plano Nacional de Segurança. Também realizou uma prestação de contas dos resultados do ano passado.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto, a presença forte e a participação do estado em um evento como esse, representa a compromisso dos representantes dos órgãos públicos em continuar avançando no quesito segurança. “É de extrema importância que o Maranhão participe de discussões nacionais sobre novos investimentos em segurança pública, no momento estamos vivendo um período de fortes chuvas em nosso Estado, diversas famílias estão sendo atendidas pelo Corpo de Bombeiros, órgão que compõe o sistema de segurança pública. Novos investimentos nessa área servirão para fortalecer nossas instituições como um todo, e nos proporcionarão ainda maior capacidade de atendimentos emergenciais e auxilio às pessoas no momento em que elas mais precisam, declarou o comandante.