Logo cedo, no pátio interno do Colégio Militar 02 de julho, centenas de alunos, em forma, participam da parada matinal todos os dias. Enquanto o chefe de turma repassa todas as alterações da classe, os demais alunos ouvem as orientações dos monitores e se preparam para mais um dia de aula. É assim o início da rotina dos estudantes, porém, na manhã desta terça-feira (20), após a formatura diária, uma visita especial levou um pouco de orientação religiosa aos alunos do colégio. A iniciativa foi da Capelania do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), e faz parte de uma programação especial referente à Pascoa, com o objetivo de fortalecer o apoio religioso às crianças e adolescentes que estão em formação.
“Essas crianças precisam dos valores espirituais, cultivar o respeito à família e aos irmãos, assim como aprender a conviver com outras pessoas. Deus é muito simples, a visita do capelão na escola traz de volta as pequenas coisas ligadas a palavra divina que nos remete à presença do Senhor e ajuda a estabilizar o emocional das pessoas”, declarou o tenente coronel Jesus Marreiros, capelão do CBMMA.
De acordo com o major Munilso Rocha, subcomandante do Colégio Militar, que acompanhou toda a visita dos capelães, 1100 crianças e adolescentes estão matriculados na escola entre as séries do 6º ano fundamental até o 3º ano do ensino médio, o que requer bastante dedicação de todos os funcionários da escola. “Sempre somos procurados pelos alunos e pelos pais para prestarmos algum tipo de orientação, momentos como esse, que tivemos hoje, nos deixam mais fortes e sábios para conduzir os nossos alunos pelo melhor caminho possível”, comentou o major.
Além do ensino fundamental e do ensino médio, a escola oferece uma turma de cursinho pré-vestibular para 80 alunos, com o objetivo de reforçar o conteúdo aprendido nos anos anteriores. João Moreno de 16 anos, aluno do Colégio Militar e candidato a prestar vestibular para o CFO BM, falou sobre a importância da palavra de Deus trazida pelos Capelães. “A orientação religiosa é muito importante pois nos ajuda a manter uma mente saudável nos proporcionando foco e fé, elementos que, sem dúvidas, vão nos ajudar a construir o nosso futuro, afirmou o aluno.