Em 20 anos de existência, o programa Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) já alcançou mais de 25 mil crianças. Atualmente, o trabalho é realizado em 17 polos por todo o Maranhão. Coordenado pelo coronel Izac Muniz Matos, comandante adjunto da corporação, oferece atividades que estimulam a boa conduta social respeito e disciplina, sempre correlacionadas com as instruções práticas que envolvem técnicas de salvamento, primeiros-socorros, ordem unida, defesa civil, proteção ambiental, prevenção e combate a incêndios e orientações contra a acidentes domésticos.
Direcionado para comunidades socialmente vulneráveis, a implantação do Bombeiro Mirim tem se tornado um sucesso em diversas cidades do Estado, especialmente por ser uma eficiente ferramenta contra as drogas e a criminalidade.
Na última sexta-feira (09), ocorreu no polo Imperatriz, a aula inaugural do programa para o ano letivo de 2018. A solenidade contou com a presença de vários representantes das instituições públicas, dentre elas a Marinha, Exército, Aeronáutica, entidades eclesiásticas e a Polícia Militar do Maranhão. O programa aplicado pelo 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) atende 200 crianças com idade entre 09 e 14 anos, divididos em dois subpolos, Bacuri e Residencial Sebastião Regis, turmas no período Matutino e vespertino. Para tenente coronel Wilni Barbosa, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, o programa Bombeiro Mirim é uma iniciativa de cunho social já reconhecida pela comunidade. “O objetivo principal desse trabalho é afastar o público infanto-juvenil da delinquência, evitando o contato com as drogas através das instruções aplicadas pelos nossos bombeiros, que contemplam noções de proteção ao meio ambiente, educação para o transito, esporte, salvamento aquático, prevenção conta incêndio e outros”, destacou o comandante.
No polo de São Mateus, o programa contempla 248 jovens e adolescentes, 128 na escola Airton Senna, no bairro Vaquejada, e outros 120 no povoado de Timbaúba.
No fim do ano passado, o programa ampliou seu alcance aos jovens e foi reconhecido como um instrumento de combate às drogas pela câmara de vereadores do município, que em sessão solene, entregou ao 2º sargento BM Carlos Marconi Martins Dias, instrutor do programa Bombeiros Mirim, o título de cidadão São-Mateuense em agradecimento aos serviços prestados à formação dos novos cidadãos da cidade.