Uma cerimônia marcou o encerramento do Curso Especial de Tripulantes de Embarcações de Estado para o serviço público, na manhã desta sexta-feira (02), na cidade de Itapecuru-Mirim, distante a 80 Km da capital.
A habilitação foi promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) em convênio com a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Maranhão.
Com carga horário de 90 (noventa horas-aulas), 25 (vinte e cinco) alunos dentre bombeiros militares da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Itapecuru-Mirim (3ª CIBM), da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Chapadinha (5ª CIBM), da 9ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Santa Inês (9ª CIBM), da 2ª Companhia de Bombeiros Militar do 6º BBM, além de bombeiros civis e colaboradores das prefeituras de Miranda do Norte/MA e Arari/MA, concluíram o curso, e a partir de agora, estão habilitados a tripular ou conduzir pequenas embarcações de até 08 metros de comprimento, incluindo lanchas do Tipo LAEP-7, com motor de centro, empregadas na navegação interior.
A solenidade contou com a presença do coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA; do Comandante Operacional de área 2, coronel Jone Nascimento Rodrigues; do comandante da 5ª CIBM, major Wadson Mayckel Carvalho, do prefeito municipal de Itapecuru-Mirim Dr. Miguel Lauande, do senhor Benedito Mendes, presidente do sindicato de Indústrias de Cerâmica do Estado do Maranhão, de militares da Marinha do Brasil, além de autoridades de outras forças e civis.
Durante a cerimônia, foram entregues pelo Comandante Geral do CBMMA, coronel Célio Roberto aproximadamente R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) em investimentos de materiais e equipamentos adquiridos pelo Governo do Maranhão às equipes de bombeiros da região, que servirão para atender a população de Itapecuru-Mirim e região em operações de combate a incêndio, retirada de vítimas presas em ferragens, salvamento em altura e resgates em geral.
Dentre os equipamentos operacionais, foram recebidos pela 3ª CIA de Bombeiros 1 (um) Kit desencarcerador HOMALTRO com Moto-bomba, 02 (duas) mangueiras, (1) cortador, (1) alargador e (1) expansor para operações de salvamento veicular; 2 (dois) Equipamentos de Respiração Autônoma, (1) Compressor de Ar respirável (2) roupas de Incêndio, e outros materiais de salvamento.
Ao final do dia, as autoridades presentes na cidade, ainda realizaram uma vistoria na área em que será construída a sede definitiva do quartel da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar na cidade.
Com o termo de cessão de uso já emitido pelo governo do Estado, através do parecer favorável da Secretaria Adjunta de Modernização e Patrimônio, será disponibilizado à CIA um terreno com área total de 5000 m². “ A construção definitiva de uma sede própria do quartel do Corpo de Bombeiros Militar na cidade de Itapecuru-Mirim representa um anseio da população do Vale do Itapecuru, uma vez que com a chegada dos serviços da Corporação da região a população já fora beneficiada com cerca de 6.350 atendimentos em seus 03 anos de efetivação” comentou o Major Patrício Daniel dos passos Penha, comandante da companhia.