Na noite da última sexta-feira, 29/12, foi realizada a solenidade alusiva aos 114 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) na sede da IBA – Igreja Batista do Angelim – em São Luís. Na cerimônia, houve promoções de praças e oficiais além da entrega da mais alta comenda da corporação: a medalha Alferes Moraes Santos e da medalha Dom Pedro II, referente aos militares que completaram 30 anos de serviços prestados na corporação.
Na ocasião, além do comandante geral do CBMMA, coronel Célio Roberto e do comandante adjunto, coronel Izac Muniz Matos, prestigiaram o evento o secretário de estado do Trabalho, Julião Amim; o Subcomandante da Policia Militar do Maranhão, coronel QOPM Luongo; o comandante do 24º BIL, o Tenente-coronel Marcus Vinícius; o Delegado Geral de Polícia civil do Maranhão, Leonardo do Nascimento Diniz; o Juiz da 5º Vara da Fazenda Pública, o Sr. Marco Antônio Netto Teixeira; o Prefeito de Paço do Lumiar, Sr. Domingos Dutra e o deputado Estadual, Edvaldo Holanda.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música do CBMMMA, a solenidade foi aberta de forma especial com uma linda apresentação do coral do projeto social Melhor Idade ‘Amor e Vida’, desenvolvido pelo 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), entoando cânticos natalinos em uma só voz.
A noite foi marcada também pela promoção de mais de 164 militares, sendo 98 praças e 66 oficias que avançam nas fileiras da corporação, reiterando um dos maiores legados da administração atual de valorização do efetivo do CBMMA. O reconhecimento também veio através das condecorações, a medalha Alferes Moraes Santos, a maior comenda da instituição, foi entregue a 116 militares. A medalha Dom Pedro II, foi a honraria destinada para homenagear aqueles militares que já dedicaram 30 anos de suas vidas à corporação.
O comandante geral do CBMMA, Coronel Célio Roberto, agradeceu a Deus por mais um ano de conquistas e de muito trabalho, ressaltando a cooperação irrestrita do governo do Estado na pessoa do excelentíssimo senhor Governador Flávio Dino e do secretário de segurança pública do Maranhão, o senhor Jefferson Portela. Em sua fala, afirmou que sem o apoio da família é impossível realizar esse extenso e complexo trabalho diário que compreende a segurança pública do Estado. Por fim, agradeceu a presença de todos fez votos para o ano que se inicia. “Que o ano de 2018 seja abençoado por Deus e que possamos colher novamente os frutos de um trabalho bem feito e cheio de dedicação como este que acabamos de realizar em 2017”, concluiu o comandante.