O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, por meio do Comando Operacional Metropolitano e Batalhão de Busca e Salvamento, ministrou no último dia 11 de Novembro instruções aos oficiais da reserva não remunerada do Exército Brasileiro.
A instrução foi coordenada pelo Major QOCBM Silva Júnior, e obteve a colaboração do Bombeiros Militares: 1º Ten Paiva, 2º St Caldas, Aspirante a oficial Jadiel Leite, Sgt BM Braga, Sgt Beneval, Sgt Jailson, Sgt Fonseca, Sgt Gustavo, Sgt Dayvison, Sgt H. Ramalho e Sd David.
Referida instrução compôs a programação da Operação Major Apollo e consistiu na travessia dos militares numa tirolesa onde sentiram primeiramente a adrenalina e o espírito de aventura, e posteriormente, aprenderam a técnica de transporte de vítima em região inóspita, com o objetivo de fazerem o deslocamento com a vítima imobilizada em uma prancha, com a vibração inerente ao Exército Brasileiro.
Foram realizadas também instruções de patrulha, de pista com cordas, operações aquáticas com uso de lanchas de combate, operações aeromóveis com helicóptero e pista de airsoft.
A operação Major Apollo Rezk, é realizada todos os anos em homenagem ao dia do oficial R2 do Exército Brasileiro, comemorado no dia 10 de novembro. Essa foi a segunda edição realizada pelo 24º Batalhão de Infantaria de Selva e esta foi a primeira participação do CBMMA em instruções.
O nome dado à operação homenageia o Major Apollo Rezk que foi um oficial R2 e se destacou na segunda guerra mundial na Itália, aliada dos EUA. Foi ainda o único militar brasileiro a receber a mais importante medalha oferecida para estrangeiros pelas Forças Armadas Americanas.