2ª CIA DO CBMMA – PORTO DO ITAQUI FINALIZA O 1º CURSO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS CSCIII – 2017

Entre os dias 23 e 27 de outubro, a 2ª CIA do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, lotada no Porto do Itaqui, participou do 7º E ÚLTIMO MÓDULO DO  CURSO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS CSCIII – 2017, que tratou do tema: SISTEMAS DE COMANDOS DE INCIDENTES – SCI.

O módulo foi apresentado pelo Comandante do 1º BBM, TC QOCBM Andrade, instrutor da disciplina Sistema de Comandos de Incidentes, onde o grande diferencial deste módulo foi a participação de todos os representantes das empresas pertencentes ao PAM – PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO. Ao longo da semana, além de promover uma grande interação entre o Corpo de Bombeiros e empresas, foi possível conhecer as principais ferramentas do SCI, envolvendo assuntos importantes tais como: Visão Geral do Sistema de Comando de Incidentes; Estruturação do Sistema de Comando de Incidentes; Aspectos Operacionais do Sistema de Comando de Incidentes; Aspectos Visuais; Gerenciamento de Recursos; Apresentação da Situação do Incidente; Planejamento Operacional; Exemplos Práticos de Utilização do Sistema de Comando de Incidentes.

Para o encerramento do 1º CSCIII – 2017 e da disciplina, foi planejado pela Coordenação do Curso um grande simulado, na Granel Química, empresa de estocagem e transferência de produtos combustíveis, com a participação direta de todos os alunos do 1º Curso de Segurança Contra Incêndio em Instalações Industriais SCIII-2017 e empresas pertencentes ao PAM.

CENÁRIO DO SIMULADO FINAL PARA ENCERRAMENTO DO CURSO

O cenário do simulado consistiu em: Durante uma operação de recebimento de combustíveis, ocorreu uma falha em uma válvula do sistema de bloqueio, ocorrendo primeiro um derrame de álcool anidro, evoluindo para incêndio em um dos tanques, que rapidamente se alastrou para outros tanques vizinhos. Imediatamente foi acionado o alarme de incêndio e iniciada a evacuação em massa de todo o terminal, onde as equipes de brigadistas (RESPOSTA PRELIMIAR) começam a atacar o incêndio. Não tendo êxito, solicitaram o apoio da 2ª Companhia de Bombeiros Militar, sediada no Porto do Itaqui (PRIMEIRA RESPOSTA). Após alguns minutos de combate, o Chefe de Socorro da 2ª CIA acionou o Comandante da Unidade, o Cap. QOCBM Viana, que, ao chegar na ocorrência, recebeu as informações do evento e a passagem de comando do incidente (ESTABELECIMENTO DO POSTO DE COMANDO), e acionou o PAM – PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO, que é o acordo estabelecido entre diversas empresas da área portuária e industrial, e consiste na ajuda com envio de brigadistas, materiais e equipamentos necessários para controlar qualquer sinistro que eventualmente possa ocorrer na Zona de Limite do PAM.

Todo o simulado foi orientado e conduzido pelo instrutor da disciplina Sistema de Comandos de Incidentes, o TC QOCBM Andrade, e pela Coordenação do Curso, Cap QOCBM Viana e Sgt BM M. Gomes, onde o nível de complexidade foi posto à prova no gerenciamento de um grande desastre industrial, que teve a participação direta da 2ª CIA, alunos do curso e das brigadas de emergência das empresas pertencentes ao PAM, como a EMAP, VALE, TRANSPETRO e ENEVA. Após 1’25” de intenso combate ao sinistro, com envolvimento de vários recursos humanos, materiais e equipamentos, o Comandante da Operação e todos os agentes envolvidos conseguiram, na prática, aplicar as ferramentas do SCI, controlando o grande desastre de maneira dinâmica, eficiente e organizada.

Desta forma, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar do Maranhão, sediada no Porto do Itaqui, criou e concluiu com louvor o 1º Curso de Segurança Contra Incêndio em Instalações Industriais SCIII – 2017, realizado no Brasil, visando uma melhor formação através de conhecimentos e aprimoramentos Técnico/Profissionais de todos os agentes responsáveis pela Segurança nas Instalações Industriais, além de aumentar a capacidade de resposta às grandes emergências, através de uma boa relação entre o Corpo de Bombeiros Militar e os Brigadistas, Técnicos de Segurança e Engenheiros de Segurança das principais empresas localizadas em sua área de atuação.