A intensidade do calor sentido nesta época do ano faz com que moradores da região percebam o aumento da temperatura em Timon e municípios vizinhos, o que modifica significativamente a vida da população. É possível olhar nas ruas, avenidas e BR’s o cinza vindo das queimadas, ficando o alerta para moradores e regiões circunvizinhas. Visto as necessidades locais, o 7° Batalhão de Bombeiros Militar juntamente com a Águas de Timon, o Ministério Público e a Prefeitura Municipal realizam ações de prevenção e combate às queimadas, dando destaque às crianças e jovens que integram o Projeto Bombeiro Mirim da cidade de Timon.
A população recebe materiais educativos como 40 mil panfletos, mensagem no verso da conta de água e divulgação nas redes sociais. “Nosso objetivo é contribuir para a educação da população na prevenção de incêndios. Também instalaremos hidrantes que vão ajudar na agilidade do abastecimento de caminhões do Corpo de Bombeiros, auxiliando na solução emergencial das queimadas, caso ocorra algum registro”, explica o gerente da Águas de Timon, Gabriel Buim.
Para o Major QOCBM Hélio, Comandante do 7º BBM, responsável pela iniciativa, a parceria com a empresa é fundamental para disseminar a cultura de prevenção contra queimadas e incêndios florestais. “Ficamos muito felizes com a participação da Águas de Timon na conscientização junto a sociedade timonense. A concessionária contribui para alertar a comunidade sobre os danos que as queimadas causam à saúde das pessoas e também ao meio ambiente e isso é muito importante”, pontua.
Com a sensibilização da comunidade, palestras nas escolas, limpezas de áreas prioritárias, instalação de hidrantes em pontos estratégicos para o abastecimento de caminhão do Corpo de Bombeiros, além de treinamentos de brigadas voluntárias nos povoados, as ações contemplam toda a população com a idéia de que a responsabilidade é de todos, e com as crianças e jovens à frente dessa sensibilização, as pessoas acabam observando com maior interesse diante desse público.