Cresce o número de focos de incêndio em vegetação no Estado do Maranhão.

O Estado do Maranhão, ao longo dos anos, vem tendo uma preocupação cada vez maior em relação às queimadas em vegetação, oriundas principalmente nas áreas de preservação ambiental e de manutenção de reservas vegetais no interior do Estado. E apesar das diversas campanhas de prevenção contra queimadas, feitas pelo Governo do Estado e pelos Batalhões do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o cenário tem se mostrado crescente.

O Maranhão aparece em 3º lugar no ranking dos Estados com o maior número de registro de queimadas no ano de 2017, alcançando o número de 14.450 focos de incêndio em áreas florestais no período de 1º de janeiro a 14 de setembro, perdendo apenas para os Estados do Pará e Mato Grosso, que aparecem com 30.433 e 23.620 focos de incêndio, respectivamente, de igual período mencionado.

Quanto aos municípios maranhenses, Grajaú e Barra do Corda são destaques em relação ao número crescente de focos de incêndio, dividindo cenário com boa parte dos municípios da região Centro-sul, com altas temperaturas, ultrapassando os 38ºC, e com baixa umidade relativa do ar. Neste período de estiagem, os registros de focos de incêndio aumentam consideravelmente, e o CBMMA é acionado para o combate direto desses focos, através de suas Unidades espalhadas pelo Estado.

A cidade de Barra do Corda possui uma equipe de bombeiros combatendo os focos de incêndio desde ontem, 14 de setembro, devido a uma solicitação, em conjunto, por parte de órgãos locais (Prefeitura; Promotoria de Justiça; Delegacia Regional e Comando da Polícia Militar do Maranhão), que solicitaram ajuda ao Comandante Geral do CBMMA, Cel. QOCBM Célio Roberto, o qual se manifestou imediatamente para esta operação, visto que em apenas 5 (cinco) dias houve registro de 69 casos de focos de incêndio florestal, conforme dados obtidos pelo Ten. Cel QOCBM Teixeira, Comandante do Batalhão de Bombeiros Ambiental.

Barra do Corda, estava em 1° lugar entre os municípios brasileiros, com a chegada dos Bombeiros já caiu para a 4ª posição.