Está acontecendo em São Luís o Projeto “Praia Inclusiva”, desde o mês passado, visando oferecer a pessoas com deficiência o direito básico ao lazer, à cultura e ao esporte. Independentemente da idade, o público-alvo contará com um espaço de encontro para atividades de lazer, cultura e esporte com acessibilidade, na orla marítima da capital maranhense. O Projeto “Praia Inclusiva” é idealizado pelos Coletivos Tiquira e Cuxá em parceria com as Secretarias de Estado de Direitos Humanos, Desportos e Lazer e a CEMAR.
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, atualmente no Projeto, através do Batalhão de Bombeiros Marítimo, tem facilitado o contato dos contemplados com as nossa belas praias, levando satisfação a esses cidadãos, que também têm o direito de desfrutar dos pontos de lazer da nossa cidade.
O Projeto durará até fevereiro de 2018 e contará com atividades culturais, jogos, música e uma equipe de apoio multidisciplinar. A estação acessível, montada na praia do Calhau, conta com estruturas portáteis como cadeiras anfíbias (para uso na água), piscina, brinquedos, jogos adaptados e área de vivência para promover a socialização de todas as pessoas, com atividades que vão das 8:00 às 18:00.
“Meus agradecimentos ao TC Robert, ao TC Leandro e ao TC Rodrigues, além, é claro, de todo o efetivo do BBMar. O Projeto atende pessoas portadoras de deficiência física, visando melhorar o acesso aos direitos básicos. Nos honra participar de missão tão nobre! Estamos juntos e Deus está conosco!”. Foram as palavras do Cel. QOCBM Célio Roberto, Comandante Geral do CBMMA