Batalhão de Bombeiros de Emergência Médica realiza curso de Atendimento Pré-Hospitalar Básico

No período de 14 a 18 de Agosto, o Batalhão de Bombeiros de Emergência Médica – BBEM realizou o curso de Atendimento Pré-Hospitalar Básico (APHB), com carga-horária total de 60 horas/aula. Foram cinco dias de instruções teóricas e práticas, além de simulados de ocorrências envolvendo socorros de urgência e emergência médico-hospitalares.

O curso foi ministrado na sala de capacitação do Batalhão de Bombeiros de Emergência Médica (BBEM) para 12 militares desta unidade, com sede em São Luís. A intenção é qualificar os bombeiros para prestarem atendimentos de primeiros socorros em casos de acidentes ou causas naturais, oferecendo assim, um atendimento de melhor qualidade à população.

O corpo docente, formado pelo Ten. Cel. QOCBM Andrade, pelo 1º Ten. QOCBM Bruno, pela ST BM Ana Cristina, pelo 1º Sgt. BM Enildo, pelo 1º Sgt. BM Arlandex, pelo 3º Sgt. BM Renato Mendes e pelo 3º Sgt. BM Mark Pontes, ministrou instruções teóricas e práticas, abordando conteúdos como: Atributos e responsabilidades; atendimento inicial; cinemática do trauma; hemorragia e estado de choque; suporte básico de vida; método START; parto de emergência; emergências clínicas; ferimentos em tecidos moles; traumatismo musculoesquelético; traumas específicos (TCE, TRM e Tórax); queimaduras; técnicas de imobilização e transporte; biossegurança; intoxicação e envenenamento.

Segundo o 1º Tenente QOCBM Bruno, coordenador e instrutor do curso, o objetivo é nivelar os conhecimentos dos bombeiros de todo o estado: “A intenção é deixar o efetivo habilitado de conhecimentos técnicos, teóricos e práticos para o atendimento de ocorrências, garantindo assim, capacitação, qualificação e aperfeiçoamento da tropa do CBMMA, proporcionando à população maranhense um atendimento de excelência nas ocorrências”.

“Todos os batalhões serão beneficiados com a capacitação. O BBEM está sendo priorizado, mas o curso será oferecido às demais unidades  da corporação. O objetivo é capacitar o maior número possível de bombeiros a fim de que estejam aptos a proporcionar, durante atendimento, o suporte básico de vida independentemente da natureza traumática ou clínica, fazendo a estabilização da vítima”, esclarece. o Ten. Cel. QOCBM Costa Filho.

A soldado BM Giovana está há quatro anos na corporação e afirma que a capacitação qualificou o seu trabalho. “É muito válida essa capacitação. Graças ao curso conseguimos nos adequar ás regras nacionais de Atendimento Pré-Hospitalar! Foi uma excelente oportunidade para ganharmos novos conhecimentos, para podermos proporcionar um melhor atendimento às pessoas que precisam dos diversos serviços de urgência e emergência que prestamos no dia a dia”, destaca.

Como atividade final do treinamento, foi realizado um simulado onde os alunos vivenciaram um desastre envolvendo múltiplas vítimas, no qual aprenderam a manter o controle emocional e gerenciar ocorrências de grande porte. Aplicando-se assim os conteúdos teóricos de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e Simple Triage and Rapid Treatment (START). Além de vários militares do BBEM, também participaram da operação o Superior de Dia, Maj. QOCBM Amorim, a Coordenadora de Operações, Cap. QOCBM Josiane, juntamente com o “trem de socorro” composto pela AEM 01, ABT 18, UR 05, URSA 03 e AR 21.

A solenidade de encerramento foi presidida pelo Comandante Operacional Especializado do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Ten. Cel. QOCBM Márcio Robert. Durante a cerimônia foram entregues os certificados para os formandos. O coordenador e os instrutores foram homenageados pelo Comandante do BBEM, Ten. Cel. QOCBM Costa Filho, e pelo Comandante Operacional Especializado. O curso foi uma das ações do Comando da Corporação, visando a especialização dos militares que atuarão nas viaturas de resgate do CBMMA.