2ª CIA DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR LOTADOS NO PORTO DO ITAQUI FINALIZAM O 4º MÓDULO DO 1º CURSO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS CSCIII – 2017

Entre os dias 17 a 21 de julho, a 2ª CIA de Bombeiros Militar lotados no Porto do Itaqui, participaram do 4º Módulo do 1º Curso de Segurança Contra Incêndio em Instalações Industriais CSCIII – 2017, que tratou do tema: Operações Silos de Armazenamento de Grãos.
Na oportunidade, e como complemento prático do Curso de Segurança Contra Incêndio em Instalações Industriais, os Bombeiros e Técnicos de Segurança da EMAP, sob a orientação do instrutor do Módulo IV, o Engenheiro Eletricista Moisés Gomes (SGT BM), além do conhecimento teórico ministrado, visitaram as instalações internas e externas da Glencore S.A, uma das empresas pertencentes ao consórcio TEGRAM, que opera com dois sistemas modais de transportes (rodoviário e ferroviário), trazendo a soja e milho das regiões conhecidas como MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), para serem estocados no terminal de grãos do Maranhão e em seguida transportados em correias transportadoras para serem exportados em navios graneleiros para o mundo todo.

O módulo envolveu assuntos importantes tais como, Definições e terminologias, Principais silos de armazenamentos na área portuária e industrial, históricos de incêndios e explosões por poeira explosiva, aspectos importantes sobre atmosferas explosivas devido a poeira de cereais, poeira, explosões, a norma de segurança contra incêndios, classificação, dificuldades de classificação, sistema de proteção, entre outros.
Para o Soldado BM Pablo, “achei o treinamento de operações em silo de armazenamento de grãos de grande valia, pois estamos conhecendo uma área muito importante e pouco explorada devido ao seu alto nível de risco de incêndio e explosão. Quem diria que a soja, o milho, o açúcar e outros produtos possam desencadear atmosfera explosiva?… com a conclusão de mais um módulo, agora dominamos os vários procedimentos de segurança que precisam ser observados adequadamente na hora do armazenamento e transportes de grãos”.

Para o Major QOCBM Jader, o módulo foi de grande valia, uma vez que, explorou riscos que acabam sendo pouco explorados na formação do bombeiro, “ o curso está sendo de grande importância para a formação de todos os profissionais aqui presentes. É uma semente que está sendo plantada pela corporação e que já começa a dar frutos positivos, o conhecimento adquirido ao longo dos módulos é algo impar e de suma importância para as operações a serem desenvolvidas. Durante o módulo percebemos a magnitude do risco que existe com esse tipo de armazenagem e as técnicas corretas de combate a sinistro envolvendo grãos, todo esse conhecimento fará a diferença na operação”, destacou o oficial.
Além dos Módulos anteriores já ministrados, a Coordenação do curso estará dando continuidade nos meses de agosto, setembro e outubro os outros módulos tais como, Módulo V – Operações com Produtos Perigosos; Módulo VI – Engenharia de Segurança em áreas industriais; Módulo VII – Sistemas de Comandos e incidentes.