O Governo do Estado, seguindo o planejamento estratégico adotado pelo Corpo de Bombeiros, iniciou as mobilizações referentes ao 2° semestre do ano, período de alto índice de queimadas e crimes florestais. Diante disso, cumprindo política preventiva, o 7° Batalhão de Bombeiros Militar, sediado na cidade de Timon, realizou no dia 6 de Junho a I Reunião Técnica sobre ações de prevenção, combate a incêndio florestais e controle de queimadas. Nesta, foram abordados tópicos centrais como a articulação entes de Poderes Públicos, os pontos sobre prevenção e conscientização, a proteção do Meio Ambiente, as medidas efetivas para articulação de estratégia para evitar queimadas e crimes ambientais efetivando ações de fiscalização, entre outras.
Ações desta natureza acontecem desde o início do corrente ano, quando, entre os dias 26 e 27 de janeiro deste ano, aconteceu no Amapá o 13º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, evento que teve como objetivo discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a Amazônia Legal.
Dando continuidade a essas ações, o Coronel Célio Roberto, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, cumpriu uma agenda extensa nos últimos dias e reconhecendo a necessidade e eficiência do trabalho conjunto, o Corpo de Bombeiros tem grande parceria de ações realizadas com a Defesa Civil. Dessa forma, visitou a Secretaria Nacional de Defesa Civil em Brasília para acompanhar a criação da Força Nacional de Defesa Civil, a qual será de grande suporte nos desastres naturais, humanos e mistos na área da Amazônia Legal. A solicitação de formação desta Força já está encaminhada e sendo realizado um trabalho com objetivo de criar um marco legal de importante força de resposta aos grandes desastres.
Posto isso, o comandante também participou do encontro do Comitê de Proteção à Amazônia Legal, o COPAL, que discutiu e estabeleceu um plano de ação para este período de seca e estiagem, extremamente propenso a queimadas florestais. O COPAL é uma entidade civil, sem fins lucrativos, composto pelos Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares dos estados integrantes da Amazônia Legal, sob a denominação de Fundadores.
Na oportunidade, foram definidas três ações específicas principais e norteadoras, sendo estas: O Fortalecimento e Manutenção dos Sistemas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais; a Capacitação e Formação de Bombeiros Militares em Cursos Especializados, no intuito de aperfeiçoar os militares envolvidos em Força Tarefa do COPAL para combate às queimadas e incêndios. E, por fim, o Desenvolvimento de Campanha de Conscientização Sobre os Prejuízos do Incêndio Florestal, por meio da elaboração de uma cartilha de conscientização sobre os prejuízos das queimadas e modos de evitá-las, difundidas entre as Escolas das comunidades campestres da Amazônia Legal.
Houve uma reunião significativa com o Instituto Chico Mendes, autarquia que executa as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade, o qual é responsável por 6 reservas ambientais no Maranhão, colocando-o a par do plano de ações da COPAL e fortalecendo a ação conjunta com o mesmo, instituto já parceiro nessa luta. E na terça-feira (13), o Coronel, com os Comandantes Gerais, seguiram para a cidade de Foz do Iguaçu para uma reunião na Receita Federal, com o objetivo de obter apoio do órgão na busca para a detenção de equipamentos importantes no serviço de Combate a Incêndio Florestal oferecido pelo Corpo de Bombeiros, afim de prestar, cada vez mais, um serviço mais eficiente.
O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros voltou do encontro muito entusiasmado com as discussões que presenciou no evento, com as metas estabelecidas e com os ganhos até o momento e também que estão por vir, frutos desta ação conjunta entre os Estados, destacando assim a relevância do alinhamento das ações no combate aos desastres naturais, principalmente aos incêndios e queimadas.
Na perspectiva do serviço prestado com o máximo de excelência, o representante da corporação revelou que em breve será aberto o edital para uma especialização internacional, o curso Hot Shot Training realizado na Flórida, ainda esse ano, consequência do trabalho da COPAL, que segundo o Coronel “busca ter um corpo de instrutores com certificação internacional para que seja feito o nivelamento entre as corporações, possibilitando apoio mútuo quando necessário entre os Estados”.
Tal formação internacional será custeada pela comunidade europeia. Que, também disponibilizará todo o material necessário para o trabalho a ser desenvolvido nas escolas com as crianças, construindo assim um futuro com cidadãos mais conscientes.
Finalmente, pedimos a proteção de Deus sobre os nossos projetos para que possamos sempre desempenhar nossas missões com sabedoria. Aproveitamos para agradecer ao Sr. Governador Flávio Dino e ao Sr. Secretário de Segurança, Jefferson Portela, por todo o apoio dado a corporação, principalmente nas ações de resposta as queimadas e/ou ao Combate a Incêndios Florestais.