Colégio Militar 2 de Julho recebe o projeto “Xadrez nas Escolas” do Governo do Maranhão

Na manhã desta sexta-feira (20), o governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou a aula inaugural de lançamento do projeto “Xadrez nas Escolas”, que visa incluir a modalidade no calendário esportivo das escolas estaduais. Na solenidade estavam presentes o governador do Estado, Flávio Dino; Secretário de Segurança Pública, Dr. Jefferson Portela; prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto; comandante adjunto do CBMMA, coronel Izac Matos; comandante do Colégio Militar 2 de Julho, major Jader, entre outras autoridades civis e militares.

O projeto será desenvolvido, inicialmente, nas unidades escolares da rede estadual C.E. Barbosa de Godois, U.I. Jackson Lago, Cintra, C.E. Sagarana II, C.E. Estado do Rio Grande do Norte, C.E. Colégio Militar 2 de Julho, U.I. Maria Firmina dos Reis e C.E. Estado do Mato Grosso, e beneficiará cerca de 800 alunos da rede pública, na faixa etária de 7 a 12 anos.

O coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA, ressaltou a importância do projeto, “ Esse projeto é importante na vida escolar infanto-juvenil e eu fico muito honrado em iniciá-lo no nosso Colégio Militar 2 de Julho, que no ano passado foi campeão geral na modalidade infanto-juvenil. A escola já tem um interesse muito grande em difundir a prática do esporte como um todo, e o jogo do xadrez tem particularidades excepcionais que ajudam a criança na sua atividade em sala de aula. Portanto, a união de lazer, esporte e conhecimento sintetiza este maravilhoso projeto implantado pelo governo do Estado ”, destacou o comandante.

O ícone da modalidade e bicampeão mundial de xadrez, Rafael Leitão, será um dos parceiros do projeto, além de servir como inspiração para crianças e adolescentes em todo Brasil, afinal, além de multicampeão, possui também o título de Grande Mestre Internacional de xadrez. “Esse projeto me deixa muito feliz, nós vamos proporcionar o ensino do xadrez que é uma atividade ainda pouco popular no nosso país, e também mostrar como é fácil jogar xadrez. As crianças vão conseguir ter benefícios que somente o esporte pode proporcionar, além de ter uma atividade para a vida toda”, ressaltou o atleta.

O Secretário de Educação, Felipe Camarão, destacou os benefícios que o projeto vai trazer para as escolas: “Eu fui atleta durante grande parte da minha vida, então sei a importância que o esporte tem na minha formação como cidadão. Se hoje eu tenho disciplina, foco e concentração, eu devo aos esportes que pratiquei e pratico. Todos os esportes são importantes mas o xadrez tem características de concentração e raciocínio lógico que o torna único no que diz respeito ao aprendizado”, destacou o secretário.