Entre os dias 26 e 27 de janeiro, aconteceu o 13º Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Criado desde 2008, o Evento tem o objetivo de discutir propostas comuns de desenvolvimento sustentável que possam ser implementadas pelos nove estados que compõem a região.
Desta vez, o Amapá sediou o encontro da importante força-tarefa concentrada no norte do país, reunindo diversas autoridades dos estados: Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Na programação, além das reuniões entre os secretários de segurança pública, secretários do meio ambiente e dos comandantes dos Corpos de Bombeiros, a agenda em prol da Amazônia Legal, incluiu também, um encontro com os governadores dos nove estados. Em pauta, a avaliação dos avanços das edições anteriores e o estabelecimento de novas metas para ações cada vez mais integradas marcaram as discussões para os avanços da região amazônica.
Autoridades maranhenses participaram do importante evento, além do Governador do Maranhão, Flávio Dino, estiveram presentes o Secretário de segurança Pública Jeferson Portela; o coronel Célio Roberto, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão; o secretário de Meio Ambiente Marcelo Coelho o delegado geral do Maranhão, Lawrence Melo e o Coronel José Frederico Pereira, comandante geral da Polícia Militar do Maranhão.
Na quinta-feira (26) ocorreram os debates técnicos entre os secretários estaduais de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Segurança Pública, Assistência Social, e gestores Infância e Adolescência. No mesmo dia, Comandantes do Corpo de Bombeiros do Amapá, Pará, Amazonas e Maranhão participaram da reunião do Comitê de Proteção da Amazônia Legal (COPAL). O encontro marcou mais uma etapa para discutir as políticas públicas voltadas à atuação das corporações nos estados que compõe a Amazônia Legal, abordando questões administrativas, operacionais e também nas atividades relacionadas ao trabalho da Defesa Civil em grandes tragédias.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Amapá e coordenador da Defesa Civil Estadual, Vagner Coelho, destacou a importância da reunião como forma de buscar mais proximidade com os demais comandos e unificar as atividades mútuas entre os Estados.
“Entre as questões que estamos debatendo para apresentar aos governadores, destaco a mobilização de recursos entre os Estados, para que haja esse apoio mútuo entre os Bombeiros. É uma questão que depende de articulações administrativas e também logísticas, diante da localização geográfica de cada estado”, explicou.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Célio Roberto, representou a presidência do comitê. Ele frisou que é importante, principalmente, a relação entre o Corpo de Bombeiros e as secretarias de Estado de Meio Ambiente.
“Atualmente, um dos maiores problemas da região amazônica são as queimadas. Dentro do Corpo de Bombeiros há uma frente que atua no combate a incêndios, além da Defesa Civil. Mas, é necessário que sejam implantadas políticas públicas junto à estas secretarias para potencializar as ações preventivas”, explicou.
Todas as propostas discutidas na reunião foram oficializadas em ata e apresentadas aos governadores que também participam do evento.
Já no dia 27, sexta-feira, no Ceta Ecotel, em Fazendinha, os governadores Waldez Góes (AP), Simão Jatene (PA), José Melo (AM), Flávio Dino (MA), Tião Viana (AC), Marcelo Miranda (TO), Pedro Taques (MT), Confúcio Moura (RO), e a governadora Suely Campos (RR) se reuniram para debater e formatar, a partir das propostas decididas no dia 26, a carta do Amapá. O documento contém as principais reivindicações e pautas conjuntas dos estados da Amazônia Legal e será, posteriormente, encaminhado ao Planalto.
Com a presença dos governadores dos nove Estados, ganha força o planejamento que trabalha os indicativos de desenvolvimento para a Amazônia, sobretudo, em um formato que todos os governos e Estados possam ser beneficiados. As ações conjuntas visam ampliar cada vez mais o desenvolvimento da Amazônia e cobrar com mais força apoio e ações do Governo Federal