Nesta quinta-feira (15), no auditório da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), ocorreu a coletiva de imprensa para apresentação dos resultados da Operação Carnaval de Todos 2018. O resultado final foi bem satisfatório, de acordo com o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, uma tendência de redução do número de ocorrências se manteve, confirmando o trabalho sólido que é iniciado por todo o sistema de segurança do estado antes mesmo do carnaval acontecer.
De acordo com dados apresentados, na região metropolitana houve uma redução de 50 % das mortes violentas em comparação ao ano passado. Já nos circuitos carnavalescos, nenhum homicídio foi registrado.
Mesmo antes do início do período festivo, as equipes do Corpo de Bombeiros já trabalhavam para que tudo ocorresse com maior segurança para os foliões, realizando vistorias técnicas e buscando a aplicação de normas de segurança em locais de concentração de público.
Na capital e no interior do estado, bombeiros participaram da operação “Carnaval de Todos” e acompanharam atentamente em pontos estratégicos, realizando orientação para a prevenção de acidentes e atendimentos emergenciais em diversos eventos carnavalescos.
Nesse carnaval, foram contabilizados 158 atendimentos no interior do Estado e 23 na capital. Entre as ocorrências de maior relevância atendidas pelas equipes de Bombeiros, destacaram-se o acidente com um veículo ocorrido no último sábado (10) na BR 316, entre as cidades de Santa Inês e Bacabal, onde um veículo colidiu com um poste provocando um incêndio que deixou 04 pessoas carbonizadas. Além do acidente ocorrido na BR 230, na terça-feira (13), em que um automóvel de passeio perdeu o controle em uma ponte e capotou por várias vezes, deixando três mortos e dois feridos, os quais foram resgatados com segurança.
De acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto, atendimentos pré-hospitalares, além de outras importantes ocorrências, como vítimas presas em ferragens após acidentes automobilísticos, foram atendidas pelas equipes de resgate em todo o estado.
“Comemoramos os resultados de um carnaval marcado por muita segurança proporcionado pelo sistema de segurança. Os últimos investimentos em equipamentos pelo governo do Estado nos possibilitou aumentar ainda mais a capacidade de atendimento às vítimas de acidentes automobilísticos em diversas cidades do Maranhão”, declarou o comandante.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, a diminuição da violência se traduz em muitas vidas preservadas pelo estado. “A Estatística anual tem revelado uma tendência de controle das ações criminosas, 50% de redução de homicídios significa mais vidas salvas pelo Sistema de Segurança, vem aí mais policiais civis, mais policiais militares e mais bombeiros para ampliar as forças do estado”, finalizou secretário.