No mês em que comemora seu 115º aniversário, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) promoveu uma cerimônia de Formatura Geral no auditório da Igreja Batista do Angelim, em São Luís. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (27) e contou com promoção de Praças; formatura do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos e Especialistas (CHOAE-2018.2); concessão do Espadim aos cadetes do primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais; promoção de militares ao 1º posto e condecoração com a mais alta comenda da instituição, a medalha “Alferes Moraes santos.
A execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música do CBMMMA deu início à noite solene, em seguida o público assistiu a um vídeo de chamada para a XIX edição do Seminário Nacional de Bombeiros, que será realizado em São Luís, no ano 2019. O evento é o maior encontro de bombeiros da América Latina e ocorrerá pela primeira vez na capital maranhense.
Diversas autoridades foram recebidas pelo coronel Celio Roberto, comandante Geral do CBMMA e pelo coronel Izac Muniz Matos, comandante adjunto do CBMMA, dentre elas, o secretário de Estado da segurança Pública, Jefferson Portela, que presidiu a mesa de honra.
O ponto alto da noite foi marcado pela concessão da medalha Alferes Moraes Santos, maior comenda da instituição, entregue à militares que se destacaram em operações durante o ano de 2018, autoridades e personalidades que se tornaram dignas pelos méritos e dedicação nos serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.
O comandante geral do CBMMA, Coronel Célio Roberto, agradeceu a Deus pelo ano de 2018 e destacou o compromisso do governo com o sistema de segurança do estado. “Agradeço a Deus por mais um ano de bênçãos, agradeço também ao governo do Estado na pessoa do excelentíssimo senhor Governador Flávio Dino e do secretário de Segurança Pública do Maranhão, Dr. Jefferson Portela, pelo sólido apoio em nosso trabalho diário, aproveito essa noite especial para parabenizar não só os militares recém promovidos e os agraciados com a medalha Alferes Moraes Santos, mas também todos os bombeiros militares que trabalharam firmes e contribuíram para que milhares de vidas fossem salvas durante esse ano”, declarou o comandante.
Em seu discurso, o secretário de estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, enalteceu atuação do Corpo de Bombeiros em suas missões diárias. “Enquanto as pessoas se divertem no final de semana, os bombeiros estão trabalhando na praia, quando o fogo chega, eles estão lá no combate, quando um acidente de trânsito acontece, os bombeiros estão presentes para vidas alheias e riquezas a salvar”, destacou o secretário.
Um pouco mais sobre o CBMMA
Sua origem se deu através da lei n º 294, editada em 16 de abril de 1901, que autorizou a criação de um serviço de combate a incêndio no Maranhão, porém, apenas no ano de 1903, o serviço foi oficializado por ato do vice-governador do estado, o Dr. Alexandre Colares Moreira Júnior, o qual criou uma seção de bombeiros chefiada por um oficial, o Alferes Aníbal de Moraes Souto, a guarnição foi composta por 36 homens e tornou-se a primeira equipe encarregada de combater incêndios no Maranhão.
Hoje, o CBMMA conta com o maior efetivo de toda a sua história, 454 oficiais e 1.058 praças, totalizando 1512 bombeiros.
O incremento no número de combatentes foi uma prioridade estabelecida pelo Exmo. Sr. Governador do Estado Flávio Dino, que desde 2015 admitiu, através de concurso público, 294 homens e mulheres nas fileiras da Corporação. Esses novos combatentes já reforçam o trabalho do Sistema de Segurança Pública em benefício da população maranhense. Junto da ampliação do efetivo, o governo também implementou uma série de medidas que promoveram a valorização dos bombeiros, como a aprovação da LOB – Lei de Organização Básica, em 2015, a qual trouxe: Uma legislação moderna, capaz de dar suporte ao desenvolvimento da Corporação; recomposição salarial anual de 2015 a 2018; além das mais de 2011 promoções, sendo 1434 promoções de praças e 577 de oficiais, ascensões que representam conquistas particulares de cada bombeiro e o reconhecimento do empenho empregado em seu dia-a-dia de serviço. A Corporação também cresceu por todo o estado. Antes do início da gestão Flávio Dino, possuía instalações somente na capital e em mais 9 cidades do interior, agora, somados aos quarteis de são luís os bombeiros estão presentes com instalações operacionais em mais 18 cidades.
Atualmente a corporação é comandada pelo coronel QOCBM Célio Roberto Pinto de Araújo, que em sintonia com a política de expansão e valorização do bombeiro militar promovida pelo governo do estado, tem dado passos largos para a materialização de avanços na instituição.