Corpo de Bombeiros do Maranhão inaugura Torre de Treinamento Operacional

O Governo do Maranhão, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), realizou, nesta quarta-feira (2), a inauguração da Torre de Treinamento Operacional da Academia de Bombeiros Militar Josué Montelo (ABMJM), na Avenida Daniel Aquino Aragão, no bairro São Raimundo em São Luís.  A cerimônia contou com a presença do governador Flávio Dino; do secretário de segurança pública, Jefferson Portela; do comandante Geral do CBMMA, coronel Célio Roberto; do coronel Izac Muniz Matos, comandante adjunto do CBMMA; do tenente coronel José Raimundo Costa Filho, comandante da ABJM entre outras autoridades.

A estrutura possui com uma casa de fumaça em sua base, que servirá para treinamento de buscas de vítimas em espaços confinados e em chamas. Dotada com diversos pontos de ancoragem nos demais pavimentos, a torre foi projetada para a realização treinamentos de resgate em altura, abandono rápido de edificação colapsada e similares.

Contemplando todas as normas de segurança, o novo equipamento à disposição dos bombeiros maranhenses proporcionará capacitação com maior qualidade e eficiência.

Similar a uma edificação comercial ou residencial, a estrutura de 5 pavimentos contém para raios, sinalizações de emergência (de parede), iluminação de emergência e portas corta-fogo, além de um sistema preventivo móvel, um sistema de preventivo fixo de hidrantes de parede, uma área com hidrante de recalque pressurizado por uma bomba interligada à caixa d’água, que garante pressão conforme as normas até o pavimento mais desfavorável da estrutura.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto, a estrutura é mais um exemplo do compromisso da gestão estadual com o bem-estar da população e valorização dos profissionais da segurança. “Temos aqui todas as condições e itens para simular ações que se aproximam do que o Bombeiro realiza. Ou seja, a partir do treinamento nesta torre o efetivo estará apto e treinado para este tipo de salvamento”, destacou o coronel Célio Roberto.

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, um equipamento adequando juntamente com a qualidade do bombeiro do Maranhão agregará grande valor à corporação. “Uma torre simulando os prédios verticalizados para treinamento de intervenção durante os incêndios ou qualquer outro problema de desabamento com presença de vítimas, aliado à bravura dos nossos bombeiros, nivela por cima o Corpo de Bombeiros do Maranhão com os outros Corpos de Bombeiros do Brasil, afirmou o secretário.

O governador Flávio Dino destacou a melhoria dos serviços do Corpo de bombeiros diante da disponibilidade de equipamentos modernos aliados a expansão da corporação pelo estado. “Esse equipamento simula a existência de edifícios de maior altitude com isso propicia um treinamento mais de adequado, juntando, portanto, tecnologia e maior presença dos militares temos um Corpo de Bombeiros de mais qualidade a serviço do povo do Maranhão”, declarou o governador Flavio Dino.