Técnicas de prevenção de afogamentos e resposta rápida em emergências no mar foram aplicadas na capacitação Kite-Salva, realizada neste domingo (17), na praia do Olho d’Água. O evento teve participação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e reuniu surfistas e praticantes de esportes aquáticos, que receberam orientações de segurança aquática, salvamento e primeiros socorros. A iniciativa foi promovida pelo Ocean Kite Point (OKP) em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), tendo como base o programa nacional Surf Salva.
“O mais importante é que cada praticante de esporte aquático saiba como agir, diante de um afogamento, sem se colocar em risco. Isso salva vidas e fortalece a segurança nas praias”, destacou o diretor da SOBRASA, David Spilman, que acompanhou de perto as atividades. Durante o treinamento, os participantes aprenderam técnicas importantes como ventilação em meio líquido, reanimação cardiopulmonar (RCP) na areia. Uso de itens como boias e pranchas para resgate, além de avaliação do estado da vítima também fizeram parte da série de orientações e práticas promovidas no evento.
Equipe do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar) participou ativamente do treino e contribuíram para conscientizar o público sobre prevenção a afogamento. O comandante do BBMar, tenente Thiago Paiva, ressaltou o papel dos bombeiros na capacitação. “Estamos aqui para somar. Essa troca de experiências com a comunidade esportiva é importante para ampliar a rede de prevenção e resposta. Quanto mais pessoas capacitadas e informadas, menor o risco de tragédias”, afirmou.
A estrutura de apoio montada para o evento incluiu viatura operacional na faixa de areia, moto aquática com carreta de resgate, kit de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) e guarda-vidas. Equipamentos como nadadeiras, máscaras e boias-torpedo também foram utilizados durante as simulações práticas.
Para o presidente da Federação Maranhense de Surf, Markus Trinta, a capacitação foi uma oportunidade valiosa de aprendizado. “Mesmo quem surfa há anos às vezes não sabe o que fazer numa emergência. Hoje, saio mais preparado e consciente do meu papel no mar”, disse.
Trinta destacou que este momento de aprendizado mostra como a importância da educação preventiva como ferramenta de redução de acidentes e para salvar vidas”.