Na manhã do dia 21 de novembro, ocorreu na academia de Bombeiros Militar “Josué Montelo”, uma formatura para entrega da medalha Alferes de Moraes Santos, a mais alta comenda do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Os Bombeiros militares agraciados com a homenagem, fizeram parte da ação operacional que levou ao resgate com êxito de uma embarcação contendo 14 vítimas (todas resgatadas com vida) que estavam à deriva na Baía de São José, nas proximidades da praia de Panaquatira, no Município de São José de Ribamar.
Dentre os agraciados estão: Ten QOCBM Calvet e Ten QOABM Jorge, os Sargentos BM’s: Weyner, Fonseca, A. Santos, Murilo, Olivanildo, e os Soldados BM’s: Maurício, Lires, Gunter, Raynná, Pavão, Lailton e Eduardo. A equipe também era formada pelos militares: TC QOCBM Robert (Superior de Dia), Cap QOCBM Linhares (Coordenador de Operações), Cap QOCBM Frazão (Supervisor do CIOPS), Sgt BM Jader e Sgt BM Neuron (Despachantes do CIOPS) que coordenaram, supervisionaram e mobilizaram toda a logística para o bom desempenho da missão, o que demonstra o espírito de equipe que deve prevalecer entre a família Bombeiro Militar.
Dentre outras autoridades, estiveram presentes na cerimônia o Excelentíssimo Senhor Secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Drº Jefferson Miller Portela, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Cel. QOCBM Célio Roberto, o Comandante Geral da Policia Militar do Maranhão, Cel QOPM Pereira, o Comandante adjunto do CBMMA, o Cel. QOCBM Izac, Muniz Matos, e o Subcomandnate Geral da PMMA, Cel. QOPM Luongo, o Cel QOCBM Veras, Diretor de Pessoal, TC QOCBM Gerson Celso, Diretor de Ensino e Pesquisa, TC QOCBM Costa Filho – Cmt da ABMJM e demais convidados e amigos.
Na ocasião, o Comandante Geral do CBMMA fez uma menção elogiosa aos bombeiros militares que realizaram a assistência ao parto da senhora Djane Cristiny, de 21 anos de idade, que entrou em trabalho de parto nas imediações da ABMJM. Verificando a urgência do atendimento, o 1º Ten QOCBM Giovane, Oficial de Dia, juntamente com os cadetes BM’s: Vinícius, Arianny, Gabriela, Letícia, João Lucas, Dos Santos e Ruan, realizaram a assistência a parturiente, encaminhado com segurança, logo em seguida, a mãe e o neonato, na ambulância UR-05 do CBMMA, para o hospital mais próximo.
Ainda por ocasião da cerimônia, à décima segunda turma de cadetes da ABMJM foi destaque por um motivo muito nobre, vale dizer: os cadetes que ingressaram na Academia em agosto de 2017, tiveram a turma nomeada com o prenome da criança Alanna Ludmilla, que foi vítima de feminicídio no início do mês de novembro. O pai da Alanna Ludmilla, Clayton dos Santos, faz parte desta turma de cadetes, e na oportunidade tomou lugar de destaque na solenidade, recebendo homenagens das autoridades presentes.
Na oportunidade, o Exº. Secretário de Segurança Pública, Dr. Jefferson Miller Portela, elogiou a perseverança e a força do Cadete BM Clayton, nesse momento que é de profunda tristeza para todos os familiares, parabenizando, uma vez mais, o empenho dos órgãos que compõem a pasta da Segurança Pública do Estado, na busca e prisão rápida do autor do crime, e ressaltou que este crime bárbaro não ficará impune.
O Secretário Segurança aproveitou a oportunidade e também parabenizou os bombeiros Militares que realizaram o resgate da tripulação em alto mar em Panaquatira, bem como os bombeiros que ajudaram na realização do parto da jovem na ABMJM, e observou que este dia (20-11-2017), será lembrado como um dia de esperança, fé e determinação.
Emocionado, o Comandante Geral do CBMMA, o Cel. QOC BM Célio Roberto, destacou o orgulho da corporação pelo empenho dos militares envolvidos nas recentes operações, parabenizando a 12º turma de cadetes pela solidariedade ao cadete BM Clayton, bem como a incansável participação integrada da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, nas buscas pela menina Alanna Ludmilla, enfatizando que a partir de hoje, este nome ficará eternizado na história da família bombeiro militar.