Militares são Homenageados em Solenidade na ABMJM

Na manhã do dia 21 de novembro, ocorreu na academia de Bombeiros Militar “Josué Montelo”, uma formatura para entrega da medalha Alferes de Moraes Santos, a mais alta comenda do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Os Bombeiros militares agraciados com a homenagem, fizeram parte da ação operacional que levou ao resgate com êxito de uma embarcação contendo 14 vítimas (todas resgatadas com vida) que estavam à deriva na Baía de São José, nas proximidades da praia de Panaquatira, no Município de São José de Ribamar.

Dentre os agraciados estão: Ten QOCBM Calvet e Ten QOABM Jorge, os Sargentos BM’s: Weyner, Fonseca, A. Santos, Murilo, Olivanildo, e os Soldados BM’s: Maurício, Lires, Gunter, Raynná, Pavão, Lailton e Eduardo.  A equipe também era formada pelos militares: TC QOCBM Robert (Superior de Dia), Cap QOCBM Linhares (Coordenador de Operações), Cap QOCBM Frazão (Supervisor do CIOPS), Sgt BM Jader e Sgt BM Neuron (Despachantes do CIOPS) que coordenaram, supervisionaram e mobilizaram toda a logística para o bom desempenho da missão, o que demonstra o espírito de equipe que deve prevalecer entre a família Bombeiro Militar.

Dentre outras autoridades, estiveram presentes na cerimônia o Excelentíssimo Senhor Secretário de Segurança Pública do Estado do Maranhão, Drº Jefferson Miller Portela, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, Cel. QOCBM Célio Roberto, o Comandante Geral da Policia Militar do Maranhão, Cel QOPM Pereira, o Comandante adjunto do CBMMA, o Cel. QOCBM Izac, Muniz Matos, e o Subcomandnate Geral da PMMA, Cel. QOPM Luongo, o Cel QOCBM Veras, Diretor de Pessoal, TC QOCBM Gerson Celso, Diretor de Ensino e Pesquisa, TC QOCBM Costa Filho – Cmt da ABMJM e demais convidados e amigos.

Na ocasião, o Comandante Geral do CBMMA fez uma menção elogiosa aos bombeiros militares que realizaram a assistência ao parto da senhora Djane Cristiny, de 21 anos de idade, que entrou em trabalho de parto nas imediações da ABMJM. Verificando a urgência do atendimento, o 1º Ten QOCBM Giovane, Oficial de Dia, juntamente com os cadetes BM’s: Vinícius, Arianny, Gabriela, Letícia, João Lucas, Dos Santos e Ruan, realizaram a assistência a parturiente, encaminhado com segurança, logo em seguida, a mãe e o neonato, na ambulância UR-05 do CBMMA, para o hospital mais próximo.

Ainda por ocasião da cerimônia, à décima segunda turma de cadetes da ABMJM foi destaque por um motivo muito nobre, vale dizer: os cadetes que ingressaram na Academia em agosto de 2017, tiveram a turma nomeada com o prenome da criança Alanna Ludmilla, que foi vítima de feminicídio no início do mês de novembro. O pai da Alanna Ludmilla, Clayton dos Santos, faz parte desta turma de cadetes, e na oportunidade tomou lugar de destaque na solenidade, recebendo homenagens das autoridades presentes.

Na oportunidade, o Exº. Secretário de Segurança Pública, Dr. Jefferson Miller Portela, elogiou a perseverança e a força do Cadete BM Clayton, nesse momento que é de profunda tristeza para todos os familiares, parabenizando, uma vez mais, o empenho dos órgãos que compõem a pasta da Segurança Pública do Estado, na busca e prisão rápida do autor do crime, e ressaltou que este crime bárbaro não ficará impune.

O Secretário Segurança aproveitou a oportunidade e também parabenizou os bombeiros Militares que realizaram o resgate da tripulação em alto mar em Panaquatira, bem como os bombeiros que ajudaram na realização do parto da jovem na ABMJM, e observou que este dia (20-11-2017), será lembrado como um dia de esperança, fé e determinação.

Emocionado, o Comandante Geral do CBMMA, o Cel. QOC BM Célio Roberto, destacou o orgulho da corporação pelo empenho dos militares envolvidos nas recentes operações, parabenizando a 12º turma de cadetes pela solidariedade ao cadete BM Clayton, bem como a incansável participação integrada da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, nas buscas pela menina Alanna Ludmilla, enfatizando que a partir de hoje, este nome ficará eternizado na história da família bombeiro militar.