O treinamento ocorreu no auditório Neiva Moreira da Assembleia Legislativa do MA, em São Luís e foi ministrado por dois bombeiros da França, Sébastien Sourget e Frédéric Iore, especialistas em estratégia e combate a incêndios florestais.
A iniciativa é fruto de uma parceria do governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros, com a Embaixada da França no Brasil.
Do dia 21 até o dia 25 de novembro, 40 bombeiros maranhenses participaram do workshop. Durante toda a semana, os bombeiros maranhenses puderam conhecer de perto os procedimentos adotados pelos bombeiros da França assim como os equipamentos e estratégias empregados na Europa diante dos grandes incêndios florestais.
Todas as instruções contaram com tradução simultânea realizada pelo tradutor Célio Júnior.
Em reconhecimento à importante transmissão de conhecimentos, os bombeiros franceses foram condecorados com a mais alta comenda do CBMMA, a Medalha Alferes Moraes Souto.
“O governador Carlos Brandão tem apoiado as nossas ações para o combate aos focos de incêndios florestais em nosso estado, além de cursos operacionais e investimentos em monitoramento das áreas, hoje finalizamos esse workshop que possibilitou um incremento de conhecimento importante para nossos militares”, destacou o Cel Célio Roberto, Comandante-geral do CBMMA.
Após a entrega dos certificados, o Cel Célio Roberto, foi homenageado com uma medalha do Departamento de Serviço de Incêndio Saupeurs Pompiers, comenda restrita às autoridades da chefia francesa.
Agradecimentos especiais ao Presidente da EMAP, Ted Lago, pela cessão do Célio Júnior para a tradução durante o evento e ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Silvio Leite, pelo total apoio ao evento.