São Luís: 405 anos de glória

 

É FUNDADA A CIDADE DE SÃO LUÍS, CAPITAL DO MARANHÃO

08-09-1612

No dia 08 de setembro de 1612 foi fundada a cidade de São Luís, capital do Maranhão. Trata-se da única cidade brasileira fundada por franceses. Posteriormente, foi invadida por holandeses e, na sequência, colonizada por portugueses, assim, sofrendo influência desses três povos.

O nome da cidade é uma homenagem dada pelos franceses ao rei da França Luís XII, também chamado de “São Luís”. Posteriormente surgiram outros nomes: “Ilha do Amor”, em referência à composição ‘Ilha Magnética’ do maranhense César Nascimento. “Há que horizonte belo/ De se refletir/ Outro dia me disseram/ Que o amor nasceu aqui”; “Jamaica Brasileira” por ser a cidade brasileira onde há o maior número de apreciadores de reggae; “Upaon Açu”, que significa Ilha Grande, nome este dado pelos índios Tupinambás; “Ilha Bela” em referência à composição do artista maranhense Carlinhos Veloz; “Athenas Brasileira” devido ao grande número de escritores nativos ou que viveram aqui e “Cidade dos Azulejos” devido à fachada dos casarões em azulejo, no estilo português.

Com aproximadamente um milhão de habitantes, a capital maranhense conta com grandes empresas, de diversas áreas, que se instalaram na cidade pela sua privilegiada posição geográfica, estando compreendida entre as regiões Norte e Nordeste do país, e pelo fato do seu litoral estar mais próximo de grandes centros importadores como Europa e Estados Unidos. O Porto do Itaqui, em São Luís, é o segundo mais profundo do mundo e um dos mais movimentados para o comércio exterior no Brasil. Além disso, a cidade também é a porta de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que atrai turistas do país e do exterior. São Luís também é conhecida pelos ritmos como tambor-de-crioula, reggae e bumba-meu-boi.