Hoje, 14 de abril de 2020, o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) comemora o seu décimo aniversário. O quartel, localizado em São Luís, surgiu a partir do Curso de Salvamento Especiais (CSEsp) e atua em atividades de busca e resgate em ambientes terrestres, aquáticos e em altura, além de realizar atendimento especializado nos resgates de acidentes automobilísticos.
A unidade teve como primeiro comandante o Tenente Coronel QOCBM Wellington Reis, quando ainda se chamava Subgrupamento Independente de Busca e Salvamento e funcionava nas instalações da Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello”. Hoje o Major QOCBM Nilson da Silva Azevedo Junior está à frente do BBS e dá prosseguimento a sua evolução operacional e administrativa para que continue atuando na missão de salvaguardar vidas e bens com foco na instrução e no aprimoramento de técnicas aplicadas aos salvamentos especializados.
O comando do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão parabeniza toda a equipe de profissionais que atua no Batalhão de Busca e Salvamento por demonstrar grande compromisso com sua missão desde o início de sua criação.
“Agradeço a Deus por cada bombeiro que fez e faz parte desta história. O BBS sempre se empenha na procura de inovações de equipamentos e técnicas que são empregadas em prol da sociedade maranhense, como destaque temos o nosso efetivo, que se apresenta com extremo comprometimento e profissionalismo, inclusive em grandes missões nacionais e até internacionais”, enfatizou o coronel Célio Roberto, comandante geral do CBMMA.