CBMMA APRESENTA O BALANÇO DAS AÇÕES REALIZADAS DURANTE O CARNAVAL DE TODOS 2017

Nesta quinta-feira (02), aconteceu no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, a coletiva de imprensa para apresentação dos resultados da Operação Carnaval de Todos 2017. O resultado final foi bem satisfatório, de acordo com o Secretário de Segurança Pública, Drº Jefferson Portela. Segundo os números divulgados houve redução nas ocorrências criminosas.

Na Região Metropolitana foram 65 autos de prisão em flagrante em 2017, contra 50 no ano passado, 8 menores foram apreendidos este ano, em 2016 foram 5. No Carnaval deste ano, 9 homicídios foram contabilizados, além de uma lesão corporal e um latrocínio, que é o roubo seguido de morte, em 2016 houve o registro de 16 assassinatos.

Nenhum dos homicídios registrados no Carnaval deste ano foi dentro dos circuitos carnavalescos.

O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto, também comemorou o balanço positivo. Houve redução no número de ocorrências, na capital São Luís, caiu de 177 para 26 nos circuitos oficiais do carnaval; e no interior de 336 para 112. A maioria das ocorrências atendidas pelas guarnições, teve como causa o alto consumo de bebida alcoólica. Em relação ao ano passado, houve uma redução de 33% no número de ocorrências atendidas. “O planejamento da operação carnaval de todos 2017, foi aprimorado a partir do pré-carnaval. O trabalho integrado dos órgãos de segurança pública, contribuiu para termos esse número reduzido de ocorrências”, destacou o comandante.

Entre as ocorrências de maior relevância, destacaram-se o acidente automobilístico que aconteceu nas proximidades do povoado Colombo na BR 135, altura do km 102, vitimando 05 (cinco) jovens no sábado (25), essa ocorrência foi atendida pela 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Itaperucu Mirim. E o afogamento de um jovem de 19 anos, no Rio Pericumã, no Balneário Maria Santa, na cidade de Pinheiro, no domingo (26), ocorrência prontamente atendida pelo 8º Batalhão de Bombeiros Militar – 8º BBM, localizado na cidade de Pinheiro.

Uma inovação foi comemorada, o circuito carnavalesco da Beira Mar, “Com certeza, foi presenciado pelos maranhenses, um dos maiores carnavais da história do Maranhão. Foi um acerto na mudança de rumo no percurso carnavalesco. Deixamos livres não somente os hospitais do centro da cidade, mas também as empresas que estavam sendo prejudicadas pela multidão, o posicionamento das forças de segurança em locais chaves foram satisfatórios. Houve um remanejamento e otimização no sentido de garantir a segurança do cidadão na capital e no interior”, destacou o secretário de segurança pública.