Colégio Militar 2 de julho do Parque Jair participa de concurso de redação e desenho da CGU

A Controladoria Geral da União – CGU é a responsável por fazer o controle dos recursos públicos federais que são arrecadados por meio dos impostos. Aliada a essa função, a CGU se compromete com um projeto social que está em sua 11ª edição, o concurso de desenho e redação para alunos da rede de ensino pública e privada dividida em 14 categorias, desde o 1° ano do ensino fundamental até estudantes do ensino médio, incluindo a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA).

De acordo com Arnaldo Freitas, auditor da CGU, o projeto tem por finalidade despertar nos estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país o interesse por assuntos relacionados ao controle social e a ética e cidadania por meio de reflexão e do debate sobre tais temáticas no ambiente educacional.
Nesse contexto, o Colégio Militar 2 de julho do Parque Jair, formalizou seu interesse em participar da edição de 2019 e está preparando seu corpo docente e seus alunos para o concurso que tem como tema “Faça o que é certo, mesmo que ninguém veja”.

Um dos pilares da vida militar é a disciplina, sendo que essa deve ser exercitada de forma consciente, mesmo na ausência de outras pessoas. Da mesma forma que na caserna, tais preceitos são transferidos aos estudantes do colégio militar e por isso a temática da 11ª edição do concurso tem grande relação com a doutrina empregada atualmente na escola.

 

O colégio do Parque Jair possui 436 alunos, pertence a rede municipal de ensino de São José de Ribamar e é uma unidade de ensino em tempo integral. A escola nem sempre foi considerada militar, mas por meio de um termo de cooperação assinado entre a prefeitura ribamarense e a secretaria estadual de educação o Corpo de Bombeiros Militar recebeu a missão de administrar o colégio. A partir de então, podem ser elencados inúmeros aspectos positivos para a unidade.
De acordo com Amanda Lima Pereira (pedagoga) “o município é o responsável pela parte pedagógica e a gestão militar trabalha com a disciplina e no acompanhamento dos alunos em sala de aula, então isso facilitou muito nosso trabalho enquanto professores”, ressaltou a colaboradora.
Outros pontos a serem destacados são: a conservação das instalações da escola, bem como de seus materiais, além do comportamento que é demandado dos alunos em relação aos professores e demais colegas.

Por todos esses fatores, nota-se a equivalência da doutrina do Colégio Militar 2 de Julho do Parque Jair com o tema do concurso da CGU, além do fato de que o corpo docente, discente e coordenação militar estão comprometidos com tal projeto.

A entrega dos trabalhos pode ser feita até o dia 23 de agosto. Para mais informações sobre o concurso, acesse o site “educacaocidada.cgu.gov.br”.