Comandante Geral realiza visita a 4ª CIBM em Barreirinhas

Na última sexta-feira (10), a 4ª CIBM (4ª Companhia Independente de Bombeiros Militar), sediada na cidade de Barreirinhas, recebeu a visita do coronel Célio Roberto, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). O cumprimento da agenda faz parte de um planejamento anual do comando da corporação, que busca acompanhar as atividades desenvolvidas pelas unidades do interior do estado. A visita contou ainda com a presença dos coronéis Izac Muniz Matos, comandante adjunto do CBMMA, João Luís Gonçalves Lima, diretor de Apoio Logístico e Ernesto Luís França, CMT da área Operacional 2.

A comitiva verificou as instalações da 4ª CIBM e acompanhou juntamente com a tropa uma apresentação do comandante da unidade, capitão QOCBM Paulo, sobre as ações desempenhadas em toda a sua área de cobertura, atualmente a companhia é responsável por 18 (dezoito) municípios. Outra ação desenvolvida pela comitiva, foi a verificação de futuras instalações que poderão servir como quartel para Seção de Combate a Incêndio (SCI) no aeródromo da cidade de Barreirinhas. O coronel Celio Roberto, comandante geral do CBMMA, destacou a importância das ações desempenhadas pela companhia e sua importância para a região, “a 4ª CIBM está de parabéns pelas ações que vem desempenhando, buscando sempre a capacitação do seu efetivo com cursos, como por exemplo, de guarda-vidas, atendimento pré-hospitalar, entre outros. Ações desse porte são fundamentais para oferecer um serviço de qualidade. Uma cidade turística e de grande fluxo, tem suas complexidades em ocorrências e fico feliz em ver o excelente resultado demonstrado pela unidade”, destacou o comandante.

O quartel de Barreirinhas – MA foi criado no ano de 2011, pelo decreto 27.559, de 09/08/2011, como extensão do Grupamento de Bombeiros Marítimo – GBMar e, por isso, era denominado de 5ª Guarnição de Guarda-Vidas. O primeiro comandante foi o Capitão QOCBM Wellington Nunes Lima. No início, a unidade era responsável por realizar ações de salvamento aquático, tendo em sua guarnição guarda-vidas, operadores de embarcação e mergulhadores. Com o desenvolvimento das atividades, percebeu-se que a cidade tinha um número grande de ocorrências de atendimento pré-hospitalar. Dessa forma, no ano de 2014 o Corpo de Bombeiros entregou a unidade uma ambulância e uma viatura de combate a incêndio, de tecnologia avançadas, dando um passo largo na melhoria da prestação de serviços na cidade.

Com a aprovação e publicação da Lei 10.228, que dispõe da LOB do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, a 5ª Guarnição de Guarda-Vidas passou a ser denominado de 4ª Companhia Independente de BombeirosMilitar (4ª CIBM).