Simulado de combate a incêndio mobiliza bombeiros na capital

Com o foco em atualizar técnicas e aprimorar atendimentos em ocorrências de incêndios, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realizou simulado prático. A atividade é parte do Curso Tático de Incêndio (CTI) e ocorreu no Colégio Militar 2 de Julho-Unidade I, Vila Palmeira, mobilizando alunos e militares. Coordenado pelo comandante adjunto do CBMMA, coronel Francisco dos Anjos, e pelo subcoordenador do curso, major Jonilson Duarte, o exercício envolveu diversas frentes operacionais.

A atividade incluiu deslocamento programado de viaturas, evacuação de prédio, disciplinamento de pessoas no espaço afetado, realização de buscas em ambiente confinado, atendimento pré-hospitalar e combate ao foco de incêndio simulado com aplicação de técnicas específicas.

O objetivo é garantir um ambiente de treinamento próximo ao real, para que os bombeiros possam desenvolver respostas rápidas e eficientes em situações de risco, aponta o coordenador da capacitação, coronel Francisco dos Anjos.

“A importância dessa simulação é justamente colocar nossos militares diante de um cenário que exige tomada de decisão rápida, conhecimento técnico e trabalho em equipe”, destacou o subcoordenador da ação, major Jonilson Duarte.

O simulado foi realizado em ambiente controlado e com todos os elementos de um incêndio real, para que o aprendizado prático tenha efeito e possíveis atos falhos possam ser corrigidos, ainda durante o curso. “É dessa forma que aprimoramos a eficiência do atendimento prestado à população”, ressalta o tenente Igor Lima, participante do curso.

“É, sem dúvidas, uma formação relevante para estarmos ainda mais preparados para atuar em condições reais e adversas”, observa o subtenente Maikon Sousa, outro participante do curso.

O simulado contou com militares do 1º e 2º Batalhões de Bombeiros Militar (BBM), da Companhia de Operações com Cães (COCBM), do Batalhão de Bombeiros de Emergências Médicas (BBEM) e do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), demonstrando a integração entre as diversas forças da segurança pública.

O Curso Tático de Incêndio segue até 6 de outubro, com atividades distribuídas em diversas bases do CBMMA na capital. Ao final, os militares estarão habilitados com técnicas atualizadas para enfrentar os desafios do combate a incêndios em diferentes ambientes e contextos.

Fotos: Ascom Secom