Corpo de Bombeiros inicia segunda edição do Curso Tático de Incêndio

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) deu início à 2ª edição do Curso Tático de Incêndio (CTI), em cerimônia, nesta sexta-feira (5). O evento reuniu autoridades, profissionais da área e militares, no auditório da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Vila Palmeira. Conduzindo a cerimônia, o comandante-geral da corporação, coronel Célio Roberto, ressaltou o papel da capacitação no preparo dos bombeiros, para atuarem com mais eficiência em situações de emergência.

“Este curso é um importante preparativo para que nossos profissionais estejam sempre capacitados a proteger vidas e patrimônios. Eles terão acesso a práticas e técnicas atualizadas para atuar com eficácia, frente aos desafios destas ocorrências”, pontuou o coronel Célio Roberto.

Na abertura do evento, exibição de vídeo institucional sobre a importância do curso para o aprimoramento das técnicas de combate a incêndios urbanos. O evento mostra o compromisso da corporação com a segurança dos maranhenses.

Coordenando o curso, o coronel Francisco dos Anjos detalhou as competências que serão desenvolvidas ao longo da formação. “Esta formação reúne um conjunto de habilidades para o aprimoramento da atuação dos bombeiros, garantindo maior segurança à população e mais eficiência nas operações”, explicou. Ele também destacou a importância da formação contínua para a evolução das práticas de combate a incêndios.

O capitão Jonilson Duarte, subcoordenador do curso, complementou, explicando que “a formação tem como objetivo capacitar os militares para uma atuação com alto nível técnico no combate a incêndios estruturais”.

A turma é composta 30 bombeiros, que terão carga horária de 165h/aula, recebendo instruções sobre comportamento do fogo. A formação contempla técnicas de jatos e ventilação tática, progressão, busca e salvamento, comando em operações, além de combate em edificações elevadas, veículos e emergências químicas.

A seleção para o curso foi concorrida, com quase 100 inscritos, que passaram por rigorosos testes de aptidão física.

Pioneirismo e inovação

Durante o evento, foi apresentado um mini simulador de ventilação tática, desenvolvido pelos sargentos Dayvison Pereira e Dene Pereira, com apoio do cadete Franco Nascimento.

“Este simulador permite compreender a propagação do incêndio em ambientes fechados e o uso correto de ventiladores e exaustores para dispersar a fumaça, melhorando as condições de trabalho dos bombeiros”, explicou o sargento Dayvison Pereira.