Coronel Célio Roberto é homenageado pela Defensoria Pública com Medalha Liberdade

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, foi homenageado em solenidade da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA), realizada nesta terça-feira (26), na sede da instituição, no Renascença. Ele foi condecorado com a medalha Liberdade, em reconhecimento à sua trajetória nonapoio a iniciativas de combate às desigualdades sociais e acesso a direitos.

Na cerimônia, o coronel Célio Roberto destacou a importância da parceria da corporação com a Defensoria Pública, em ações que vão além do atendimento emergencial, alcançando comunidades vulneráveis por meio de projetos sociais e de cidadania. Ele ressaltou que “a homenagem é de relevância por simbolizar o reconhecimento de um trabalho coletivo, voltado à promoção da dignidade humana e à construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.

O defensor-geral Gabriel Furtado enalteceu a atuação do coronel, especialmente em momentos críticos como enchentes e outras situações de calamidade, nas quais o CBMMA tem prestado apoio fundamental à população. Segundo ele, a entrega da Medalha Liberdade a Célio Roberto é um ato de gratidão e respeito por sua liderança e compromisso com o bem comum.

Instituída há dois anos, a Medalha da Liberdade homenageia autoridades que têm fortalecido o papel da Defensoria Pública na promoção do acesso a direitos. A comenda também foi criada em dedicação a representantes da sociedade civil, em reconhecimento às suas trajetórias e lutas contra as desigualdades sociais.

O evento celebrou o aniversário do Gabinete de Segurança Institucional da Defensoria, que completa três anos; e marcou ainda o mês da Segurança Institucional.